Esta semana, as ações de extensão universitária do Programa UFCA Itinerante na Rede ocorrem em escolas públicas de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Antonina do Norte e Várzea Alegre. Até a próxima quarta-feira (30), estudantes do ensino médio dos quatro municípios participarão de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de formações sobre liderança, direitos humanos e saúde dos adolescentes. Os encontros ocorrem de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, em vista do contexto da pandemia. Assim, as últimas ações do mês de Junho serão feitas dos dias 28 a 30, das 13h às 17h. As inscrições e os links de acesso são disponibilizados pelas próprias escolas, enquanto os certificados são emitidos pela plataforma Even3, tudo gratuitamente.

A primeira ação teve início na tarde desta segunda-feira (28), com uma palestra voltada para o incentivo de ações sustentáveis entre os jovens do Liceu Prof. José Teles de Carvalho, escola localizada em Brejo Santo. Na terça-feira (29), as ações concentram-se na Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Mota, em Antonina do Norte. Entre 13h e 15h, extensionistas do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri realizam ações do Projeto Saúde Integral do Estudante, organizando reuniões online para discutir questões relacionadas à saúde dos adolescentes.

No dia seguinte será a vez dos estudantes da Escola de Ensino Médio Prof.ª Maria Afonsina Diniz (Várzea Alegre) participarem do programa da UFCA. Alunos do município terão aulas preparatórias para o ENEM, ministradas por bolsistas e voluntários do projeto “Corpo, Saúde e Vestibular: O ensino da anatomia e fisiologia humana para o ENEM”. O projeto se baseia na oferta de aulas quinzenais para estudantes do ensino médio de escolas públicas, tendo foco no processo de aprendizagem em áreas básicas de Biologia Humana.

A última edição do programa UFCA Itinerante na Rede antes do recesso escolar na rede estadual de ensino ocorre na quarta-feira (30), a partir das 14h30, na EEMTI Pres. Geisel/Polivalente, no município de Juazeiro do Norte, onde estudantes terão a oportunidade de participar de uma atividade do projeto “Formação em Direitos Humanos”.

A UFCA Itinerante na Rede, conjunto de ações e projetos da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) é voltada para o desenvolvimento acadêmico e profissional de jovens da rede pública de ensino. Criada em 2018, em parceria com as gestões municipais da região, a UFCA Itinerante já realizou dezenas de eventos e palestras por todo o Cariri. Assim, as ações de Junho tiveram início no começo do mês, 10, e acontecem toda semana com a participação de diferentes projetos voltados para as necessidades dos estudantes.

Em julho, com o recesso escolar na rede pública de ensino, bolsistas e voluntários do programa participarão de ações de capacitação realizadas pela Proex, voltadas para o aprimoramento das atividades de extensão universitárias, entre as quais uma Oficina de Oratória: como falar em público.

Certificados

A Proex divulgou nesta segunda-feira (28) orientações a respeito dos procedimentos para emissão de certificados do programa UFCA Itinerante na Rede. No comunicado, a Pró-Reitoria de Extensão reiterou que a certificação não implica em qualquer custo para os participantes das ações extensionistas. Mais informações sobre a emissão dos certificados podem ser encontradas aqui (link para outra página).

Confira a programação de encerramento da UFCA Itinerante na Rede em junho

Segunda-feira, 28

Jovens líderes do amanhã

Onde: Google Meet

Para quem: EMTI Prof. José Teles de Carvalho (Brejo Santo)

Projeto saúde integral do estudante

Onde: Google Meet

Para quem: EEFM Antônio Mota (Antonina do Norte)

Corpo, saúde e vestibular: o ensino da Anatomia e Fisiologia Humana para o ENEM.

Onde: Google Meet

Para quem: EEM Prof.ª Maria Afonsina Diniz (Várzea Alegre)

Quarta-feira, 30

Formação em Direitos Humanos na escola