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A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) está fazendo chamada de vídeos para a UFCA Itinerante na Rede.

A UFCA Itinerante na Rede é uma ação da Proex que tem como objetivo divulgar, por meio de vídeos, as ações de extensão para a comunidade externa. Em particular, as ações de extensão que participarem da UFCA Itinerante na Rede em 2020 chegarão aos municípios de Porteiras, Assaré, Milagres, Santana do Cariri, Campos Sales, Nova Olinda, Granjeiro, Farias Brito, Abaiara, Penaforte e Lavras da Mangabeira.

Nessa página, serão divulgados os vídeos das ações dos projetos e programas durante o distanciamento social.

Para participar, as ações devem enviar um e-mail para divulgacao.proex@ufca.edu.br, contendo as informações sobre o projeto e um video com o tempo de 1 a 5 minutos de duração, que poderá contemplar desde a apresentação do projeto até ações virtuais e outros. Os vídeos enviados devem ser gravados na horizontal, em local bem iluminado e com pouco ruído externo. Os vídeos serão publicados nesta página e na página do Facebook.


Projeto Curso de Língua Portuguesa para Migrantes

O projeto propõe a realização de um curso de língua portuguesa básica, com uma abordagem formal e coloquial para os migrantes venezuelanos acolhidos pelo Comitê de Migração e Refúgio do Cariri cearense. Para isso, pretende-se um trabalho em cooperação com os parceiros potenciais, tanto na demanda de migrantes atendidos quanto no acompanhamento e avaliação das ações do projeto.

curso de portugues

Objetivo

Contribuir com a inclusão social e a inserção de migrantes venezuelanos no mercado de trabalho, através da aprendizagem da língua portuguesa e de um processo comunicacional fluente com a dinâmica da região do Cariri e estado do Ceará.

Atividades que serão desenvolvidas

Como objetivos específicos, pretende-se:

  • Ampliar as formas de acolhimento, acompanhamento e integração do migrante venezuelano na região do Cariri;
  • Firmar parcerias com diferentes instituições para realização do curso de língua portuguesa que atenda às necessidades de aprendizagem dos migrantes venezuelanos;
  • Promover a aproximação às políticas públicas de educação, formação profissional, trabalho e inclusão social disponíveis na região do Cariri
  • Contribuir para a inserção do migrante venezuelano no mundo do trabalho.

Essas ações serão realizadas entre os meses de abril e dezembro do ano de 2020 em parceria com o Comitê de Migração e Refúgio do Cariri Cearense, a Cáritas Diocesana do Crato e Casa do Migrante de Crato.

Membros

  • Janailton Coutinho (Tutor);
  • Marcos Pereira Batista (Proponente – Bolsista);
  • Cícera Bezerra (Proponente – Voluntária);
  • Francisco Ruan (Proponente – Voluntário);
  • Saulo Venâncio (Proponente – Voluntário).

Contato
E-mail: portuguesparamigrante@gmail.com


Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

Neste vídeo é apresentado o que é o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), quais benefícios o projeto proporciona, os serviços que são prestados e os integrantes da equipe.

naf

Objetivo

Oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Atividades desenvolvidas

  • Orientação e elaboração de declaração de imposto de renda;
  • Orientação sobre o auxílio emergencial;
  • Abertura, acompanhamento e encerramento do MEI;
  • Orientação e emissão de carteira de trabalho digital;
  • Emissão de certidão negativa;
  • Regularização de CPF;
  • Orientações contábeis e fiscais.

Membros

  • Jaciara Bezerra Marques (Coordenadora Docente);
  • Virgínia Gadelha (Coordenadora Discente);
  • Karine Guiot (Coordenadora Discente);
  • José Evandier Sousa (Bolsista);
  • Vanessa Medeiros da Silva (Voluntária).

Contato
Instagram: @nafufca
E-mail: naf.ccsa@ufca.edu.br


Programa de Extensão em Saúde, Espiritualidade e Dor do Cariri (Liase Cariri)

A LIASE Cariri, fundada em 13 de março de 2013, é um Programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri que tem como finalidade promover ações que abordem as temáticas: Educação em Saúde e Espiritualidade/Religiosidade; Cuidados Paliativos e Dor, e Humanização em Saúde, a partir da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Cultura, fomentando a interação dialógica entre os implicados neste processo, pautando-se na interdisciplinaridade e interprofissionalidade, de modo a impactar positivamente a formação do estudante e a sociedade, visando uma interação transformadora entre Universidade e outros setores sociais.

Liase

Objetivo

Contribuir positivamente na formação de acadêmicos e profissionais da área da saúde, sobretudo acerca dos temas Humanização em Saúde; Espiritualidade/Religiosidade e sua relação com o indivíduo com um todo; a Dor, suas origens e tratamentos; e a importância dos Cuidados Paliativos em todas os níveis de atenção à saúde.

Atividades desenvolvidas

Promove pesquisas, reflexões, treinamentos, palestras, vivências, exposições fotográficas, exibição de filmes e integração nas mídias sociais que versam, em conjunto, sobre a necessidade de se considerar o indivíduo como um ser holístico, desvinculando a saúde do conceito que a restringia à ausência de doenças, contemplando o sujeito/paciente em sua totalidade. Na atual conjuntura na pandemia, ações virtuais estão sendo desenvolvidas nas mídias sociais, como educação em saúde e dicas para os cuidados com a saúde física, mental e espiritual. Além disso, os ligantes estão realizando atividades com prazos de entrega e os coordenadores criaram e divulgaram o Minicurso em Cuidados Paliativos baseado em e-books, além de continuarem criando alternativas para superar as distâncias físicas.

Membros

  • Jaciara Bezerra Marques (Coordenadora Docente);
  • Virgínia Gadelha (Coordenadora Discente);
  • Karine Guiot (Coordenadora Discente);
  • José Evandier Sousa (Bolsista);
  • Vanessa Medeiros da Silva (Voluntária).

Contato
Site: https://liasecariri.ufca.edu.br/
Instagram: @liasecariri
Facebook: liase.cariri
YouTube: liasecariri1


Horta Orgânica

A Horta Orgânica é um projeto que incentiva o resgate ao cultivo da terra, refletindo sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos e a interação juntamente a um processo educativo e participativo com os moradores, alunos, e pequenos produtores rurais, o que traz uma série de benefícios como economia, redução de despesas com médico e farmácia pelo consumo diário de bons alimentos e integração entre sociedade e universidade.

 

Objetivo
Realizar a divulgação das ações executadas pelo projeto mostrando sua contribuição ao oferecer espaços de convívio social e atividades de educação ambiental, indicando o desenvolvimento de um processo educativo voltado para a transformação social através da difusão de tecnologias sociais e intervenções em áreas de vulnerabilidade socioambiental.

Atividades desenvolvidas

A metodologia desenvolvida pelo projeto visa a concretização de uma participação mais efetiva de maneira a promover autonomia das comunidades, de modo que a autoestima e a responsabilidade das pessoas aumentem quando estas forem incentivadas a assumir problemas locais e experimentar coletivamente soluções para alcançar uma melhor qualidade de vida. As tecnologias socioambientais apresentadas são trabalhadas ao longo do projeto como potenciais estratégias de disseminação através da vivência prática com o público interno e principalmente com comunidades externas a universidade.

Algumas delas são:

  • Estruturação da horta orgânica na universidade;
  • Produção de minhocário;
  • Montagem de canteiro hidropônico;
  • Elaboração de sementeira;
  • Mobilização da comunidade a receber o projeto através da divulgação nos meios digitais e impressos;
  • Desenvolvimento de palestras, capacitações e oficinas junto à comunidade; Montagem de mini biodigestor caseiro;
  • Produção de hortas verticais; dentre outras.

Membros

  • Allana Kellen Lima Santos Pereira (Coordenadora Docente);
  • Magno de Lima Silva (Coordenador Discente);
  • Mayara de Lima Silva (Voluntário);
  • Wellyson Jorney dos Santos Silva (Colaborador).

Contato
Instagram: @hortaorganicaufca
E-mail: hortaorganica.cct@ufca.edu.br


Liga Universitária de Neurociências (LUNEC)

Memória e Aprendizagem
A LUNEC é um projeto de extensão que iniciou suas atividades no ano de 2018, tendo trabalhado temas como neurociência e ensino, aprendizagem e memória, transtornos de humor em idosos institucionalizados e doenças neurodegenerativas. Neste ano, o projeto está dando continuidade à abordagem de doenças neurológicas e psiquiátricas, por meio das redes sociais devido ao contexto atual de pandemia, pretendendo ainda visitar escolas de ensino médio público logo após este cenário de isolamento, a fim de despertar o interesse de jovens estudantes pela ciência através do estabelecimento de parceria com os alunos interessados no desenvolvimento de propostas de impacto social.

memoria e aprendizagem

Objetivo
Impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem da região e despertar o interesse de jovens estudantes da rede pública pela ciência, bem como impactar positivamente na situação de saúde da população através de ações de promoção de saúde por meio das redes sociais durante este período de isolamento.

Atividades desenvolvidas

Devido ao contexto atual, as principais atividades realizadas atualmente consistem na leitura e escrita de trabalhos científicos, além da realização de publicações sobre manifestações neurológicas da Covid-19, bem como sobre doenças neurológicas ou distúrbios psiquiátricos, tendo como principal referência o “Manual de Intervenções para transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas na rede de atenção básica à saúde”. A segunda linha de ação do projeto consistirá em oportunizar a jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas que participem ativamente no desenvolvimento de propostas de impacto social, estimulando-lhes ao apreço pela ciência e, sobretudo, a desenvolverem desde cedo o desejo de contribuir positivamente para sociedade em que vivem.

Membros

  • Thaís Tavares Sampaio (Coordenadora Docente)
  • Thereza Maria Tavares Sampaio (Coordenadora Docente)
  • Lucas Lopes Grangeiro (Coordenador Colaborador)
  • Mikaele de Souza Sales (Bolsista);
  • Antônio Carlos Silva do Nascimento Filho (Colaborador);
  • Bruno Daniel Teixeira de Oliveira (Colaborador);
  • Eron Castro Maia (Colaborador);
  • Acácio Emerson Gomes Ribeiro (Voluntário);
  • Ariane Gomes Farias (Voluntário);
  • João Heitor Basílio de Medeiros (Voluntário);
  • Lorena Magalhães de Macedo (Voluntário);
  • Marcos Vinicios de Oliveira Bezerra (Voluntário);
  • Maria Clara Feitosa (Voluntário);
  • Matheus de Menezes Bezerra (Voluntário);
  • Paulo Henrique Benevides Siqueira (Voluntário);
  • Robson Caetano Guedes (Voluntário);
  • Taís Rocha Morais de Santiago (Voluntário);
  • Thalya Gonçalves Lôbo do Nascimento (Voluntário);
  • Willian de Souza Araújo (Voluntário).

Contato
Instagram: @lunec.med
E-mail: lunec.med@gmail.com


Observatório das Cidades do Cariri

Série Cariri Cidade
Os vídeos trazem entrevistas com pesquisadores de diversas áreas abordando temas relevantes para as políticas públicas e a gestão das cidades na Região Metropolitana do Cariri (RMC). Na primeira fase, serão disponibilizados cinco vídeos, que serão lançados quinzenalmente, aos sábados.

Série cidades

Primeiro vídeo da série com o tema “O Direito à Cidade e a Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Cariri”

cariri cidade

Dimensões como a Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade ocupam os debates acadêmicos na região, influenciando pesquisas que objetivam a identificação de problemas públicos urbanos e a construção de estratégias para o seu enfrentamento. O vídeo protagonizado pela Profª. Firmiana Fonseca, do Departamento de Geociências da URCA, aborda elementos gerais sobre os desdobramentos da Mobilidade Urbana no Brasil em sintonia com os preceitos que englobam o Direito à Cidade.

Objetivo
Divulgar para a sociedade temas e o trabalho produzido pelo projeto, além de contribuir para qualificar os debates em torno do desenvolvimento e consolidação da Região Metropolitana do Cariri.

Atividades desenvolvidas

Os temas das entrevistas foram definidos a partir de um processo de consulta pública sobre as principais demandas relativas ao desenvolvimento da Região, que são: “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, com o professor Diego Coelho (UFCA); “Direito à cidade e mobilidade urbana”, com a professora Firmiana Fonseca (URCA); “Cidades inteligentes: tecnologia e inovação 1”, com o professor Alandey Severo (UFCA), “Cidades inteligentes: tecnologia e inovação 2”, com Michel Araújo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, e “Planejamento e infraestrutura urbana”, com a professora Ana Patrícia Bandeira (UFCA).

Membros

  • Francisco Raniere Moreira da Silva (Coordenador Docente);
  • Ana Lívia da Silva dos Santos (Bolsista);
  • Isabelle Ribeiro de Almeida (Bolsista);
  • Maykon Oliveira Monte (Bolsista);
  • Marcos Danilo Estevam Sobreira (Voluntário).

Contato
Site: lacite.ufca.edu.br
Instagram: @cidades.ufca
Fanpage: Cidades.UFCA
YouTube: LaCITE


Liga de Saúde Mental (LISAM)

Nesse vídeo, o discente Carlos Filho traz 10 dicas importantes para cuidar da saúde mental nesse período de distanciamento social. De acordo com o discente o vídeo foi feito com o intuito de orientar as pessoas sobre o que fazer durante esse período de ociosidade. Visto que o contexto de pandemia está atuando negativamente na saúde mental dos indivíduos, como por exemplo, aumento na incidência de distúrbios do sono e aparição de novos casos de Síndromes Ansiosas, Depressão e afins.

lisam

Objetivo
A LISAM, durante a quarentena tem focado suas atividades nas redes sociais e em pesquisa sobre o Covid-19, bem como seu impacto na saúde mental.

Atividades desenvolvidas

  • Live com profissionais convidados sobre para tratar de algum tema. Na última sexta (08/05) ocorreu a Live “Alterações no Sono Durante a Quarentena” com o médico Psiquiatra Dr. José Péricles e o discente Carlos Filho;
  • Publicação e divulgação nas redes sociais de temas pertinentes no Instagram @lisam_ufca;
  • Vídeo-chamadas com pessoas de outros países para saber como está a condição de outros locais durante a pandemia (atualmente há inclusive dois voluntários estrangeiros);
  • Acolhimento via online de pessoas que estão passando por problemas emocionais e posterior encaminhamento para serviços de atendimento psicológico gratuito, como a atendimento psicológico da UFCA;
  • Elaboração de uma lista de locais que estão atendendo gratuitamente ou com um preço popular para ser divulgado para a população geral;
  • Revisão da literatura sobre os impactos que a pandemia COVID-19 está causando na saúde mental da população geral e profissionais de saúde.

Membros

  • Maria do Socorro Vieira Gadelha (Coordenadora Docente);
  • Antonio Carlos Silva do Nascimento Filho (Bolsista/Coordenador Discente);
  • Emanuelle Pereira dos Santos (Bolsista);
  • Rosa Gabryella Barreto Tiburi (Voluntário);
  • Lucas Eduardo Ferreira Silva (Voluntário);
  • Andressa Alencar Coelho (Voluntário);
  • Lidia Carnio (Voluntário);
  • Karla Paulette Montero Pérez (Voluntário);
  • Francisco Walber Feijó Santos Júnior (Voluntário);
  • Jolouise Ramos Correia (Voluntário);
  • Pamela Carla Pereira de Assis (Voluntário).

Contato:
Instagram: @lisam_ufca


Projeto Estilo de Vida Saudável na Escola

O Projeto encoraja e desafia seus membros a atuar na identificação, prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade em alunos da E.E.F. Senador Martiniano de Alencar na cidade de Barbalha-CE, com apoio das Secretarias de Saúde e Educação do município.

Miniatura - Projeto estilo de vida saudável

Objetivo
Promover a saúde por meio da identificação, da prevenção e do tratamento do sobrepeso e da obesidade em escolares do ensino fundamental, permitindo os alunos do projeto atuarem junto à comunidade como agente promotor de saúde e da transformação social, construindo um diálogo com a comunidade e ampliando o objetivo da prática médica, permitindo não só o desenvolvimento científico, mas também o exercício da cidadania, e à população da cidade de Barbalha-CE.

Atividades desenvolvidas
A metodologia envolve a aferição de medidas antropométricas seguida do tabelamento e interpretação dos dados para o diagnóstico da população estudada. Dessa forma, escolares com medidas inadequadas podem ser selecionados para encaminhamento ao ambulatório de endocrinologia e metabologia da FAMED da UFCA, no qual passam por consultas com especialistas para a definição de estratégias individualizadas. Ademais, ocorre ainda à realização de palestras, rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de informativos e exibição de filmes. A aplicação de questionários sobre as situações socioeconômica e nutricional dos escolares e avaliação da qualidade da merenda escolar e prática de atividades físicas são necessárias para o planejamento das ações.

Membros

  • Emmanuela Quental Callou de Sá (Coordenadora Docente);
  • Thereza Maria Tavares Sampaio (Coordenadora Docente);
  • Sarah Cavalcante Brandão (Bolsista);
  • Ingra Bezerra de Melo Gonçalves (Bolsista);
  • Ítalo Emanoel de Sousa Chaves (Voluntário).

Contato:
Instagram: @estilosaudavelescola.ufca
Facebook: estilosaudavelescola.ufca
E-mail: pestilodevidasaudavelnaescola@gmail.com


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