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A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) está fazendo chamada de vídeos para a UFCA Itinerante na Rede.

A UFCA Itinerante na Rede é uma ação da Proex que tem como objetivo divulgar, por meio de vídeos, as ações de extensão para a comunidade externa. Em particular, as ações de extensão que participarem da UFCA Itinerante na Rede em 2020 chegarão aos municípios de Porteiras, Assaré, Milagres, Santana do Cariri, Campos Sales, Nova Olinda, Granjeiro, Farias Brito, Abaiara, Penaforte e Lavras da Mangabeira.

Nessa página, serão divulgados os vídeos das ações dos projetos e programas durante o distanciamento social.

Para participar, as ações devem enviar um e-mail para divulgacao.proex@ufca.edu.br, contendo as informações sobre o projeto e um video com o tempo de 1 a 5 minutos de duração, que poderá contemplar desde a apresentação do projeto até ações virtuais e outros. Os vídeos enviados devem ser gravados na horizontal, em local bem iluminado e com pouco ruído externo. Os vídeos serão publicados nesta página e na página do Facebook.


Projeto Saúde na Terceira Idade

O vídeo foi elaborado com o intuito de divulgar as ações de extensão do projeto a comunidade acadêmica e externa. Neste vídeo são apresentadas as ações desenvolvidas pelo Projeto Saúde na Terceira Idade, bem como a equipe 2020 e um pouco das ações durante o ano de 2019.

Projeto Saúde na Terceira Idade

Objetivo

Contribuir para a melhoria da saúde dos idosos atendidos pelo Centro de Saúde do Idoso, no município de Barbalha-CE, fornece atividades lúdicas que disponibilize aos idosos dos abrigos da região do Cariri um aparato psíquico para prevenção de distúrbios psiquiátricos e disponibilizar ferramentas de conhecimento e aprendizagem para toda comunidade acadêmica, por meio das ações de ensino.

Atividades que serão desenvolvidas

No eixo ensino o projeto leva informações, de forma online, aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e privada das cidades de Juazeiro do Norte e de Barbalha fornecendo informações para prevenir doenças futuras. Ainda no eixo ensino são realizadas reuniões semanais, abertas a toda comunidade acadêmica, com discussões de artigos na área da saúde do idoso, o projeto oferecer também mini cursos e palestras para acadêmicos da área da saúde de toda região do Cariri.

No eixo cultura o projeto utiliza os trabalhos feitos pelos idosos nas atividades de arte terapia como material para exposições, além do registro fotográfico que por meio de exposições culturais dentro e fora da universidade trouxe ainda mais visibilidade ao projeto.

Na pesquisa utilizamos os dados obtidos pelas ações de extensão e ensino como material para produção acadêmica. E na extensão é onde ocorre nossas ações com os idosos nos centros de saúde e asilos, em Juazeiro e Barbalha, levamos informações, conhecimento e um pouco de lazer ao idosos.

Membros

  • Iri Sandro Pampolha lima (Coordenador);
  • Naiane Rodrigues Alcântara lobo (Bolsista);
  • Brena Suianne Pereira Lima (Voluntária);
  • Voluntária Ivna dos Santos Freire (Voluntária);
  • Jacyanne Gino Vieira (Voluntária);
  • Jocilene Sousa Silva (Voluntária);
  • Lara Matias Lima (Voluntária);
  • Larissa Menezes de Souza Teixeira (Voluntária);
  • Lívia Menezes de Souza Teixeira (Voluntária);
  • Rebbeca Meir Muniz Vieira (Voluntária);
  • Sarah Maria Bacurau Barbosa (Voluntária);
  • Thalya Gonçalves Lôbo do Nascimento (Voluntária);
  • Victor Luiz Luciano da Silva (Voluntário).

Contato

Instagram: @terceiraidadesaude
E-mail: terceiraidadesaude@gmail.com


Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS)

Neste vídeo é feito uma apresentação geral do Laurbs enquanto programa de extensão e grupo de pesquisa que atua em prol da criação de uma cultura de sustentabilidade e de conscientização cidadã visando a transformação da realidade socioambiental e urbana de localidades conhecidas pela vulnerabilidade social nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar).

laurbs

Objetivo

Desenvolver atividades relacionadas a dois grandes eixos: 1. Políticas Públicas Setoriais e 2. Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. Atuando na criação de uma cultura de sustentabilidade e de conscientização cidadã visando a transformação da realidade socioambiental e urbana de localidades conhecidas pela vulnerabilidade social nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar).

Atividades que serão desenvolvidas

Oferta de uma disciplina eletiva denominada “Meio Ambiente Urbano” junto a estudantes do ensino médio da Escola de Ensino Médio Presidente Geisel (Polivalente) em Juazeiro do Norte. Grupo de Estudos sobre questões urbanas, desenvolvimento, sustentabilidade e políticas públicas. Estruturação de um ciclo de oficinas para ser ministrado em Barbalha sobre as temáticas do programa.

Membros

  • Diego Coelho do Nascimento (Coordenador Docente);
  • Geovane Gesteira Sales Torres (Bolsista);
  • Caio Ricardo da Silva (Bolsista);
  • Regina Pimentel Cruz (Bolsista).

Contato

Instagram: @laurbs.ufca
Fanpage: Laurbs UFCA
E-mail: laurbs.ccsa@ufca.edu.br


UniYoga: Hatha Yoga na Universidade

O projeto tem a pretensão de tornar a prática do Yoga acessível a toda comunidade acadêmica da UFCA, visando que os acadêmicos sejam bem vindos a uma nova forma de viver, direcionada para o autoconhecimento e consciência corporal. Capaz de melhorar seu desempenho em todos os níveis e em todos os sentidos.

Primeiramente, devemos esclarecer que o yoga não se trata de uma simples ginástica, nem uma instituição religiosa, uma seita, tampouco uma nova curtição esportiva. É um autotreinamento integral, uma prática de eficiência surpreendente, uma auto-educação culminante com o corpo. O yoga, por isso, atrai as pessoas, na maioria das vezes por essa flexibilidade, por demonstrações de respeito por diferentes crenças religiosas, profissionais, científicas e filosóficas. Lembramos que todo conhecimento abarcado pela filosofia do yoga, teve como parâmetro a observação do próprio ser humano e da sua consciência.

yoga

Objetivo

Tornar o yoga acessível a toda a comunidade acadêmica, mostrar que o yoga é uma ferramenta de auxílio psicossomático, visar o melhoramento físico e mental dos alunos de graduação, incluir uma prática de integração física, corporal e mental que possibilite uma melhor vivência individual e em comunidade, desenvolver uma autonomia dos estudantes na prática do yoga, torná-los mais ativos e conscientes de uma nova forma de viver, direcionada para o autoconhecimento, melhor integração social e profissional, promover ainda mais o conhecimento de concepções e práticas corporais de outras culturas, melhorar a qualidade de vida, desmistificar o estigma da prática do yoga como algo de extremo requinte.

Atividades que serão desenvolvidas

Adequando o projeto UniYoga- Hatha Yoga na Universidade, respeitando o período de isolamento social e o cenário atual do novo Covid-19. Sabendo que os casos de ansiedade e depressão dentro dos centros acadêmicos e universidade do Brasil são bastante altos e tendo em vista o isolamento social que é exigido nesse momento, faz-se necessário medidas que possam ajudar os estudantes da UFCA e nesse contexto, demais interessados a passarem por esse momento difícil.

Sabendo que os casos de ansiedade e depressão dentro e fora dos centros acadêmicos e universidades do Brasil são bastante altos:

  • Orientações sobre exercícios progressivos;
  • Meditação;
  • Respiração e recomendações gerais acerca da prática;
  • Ásanas destinados à meditação e pranayama;
  • Abordagem sobre psiquismo e a saúde;
  • Como organizar “você mesmo” suas sessões de yoga;
  • Saudação ao sol ou Suryanamaskar e Ásanas sentados;
  • Explanação sobre a bioenergética dos alimentos para qualquer prática esportiva e vida diária;
  • Yoga para crianças: apresentação de ásanas que podem ser realizados por famílias durante esse período de isolamento físico, assegurando a saúde o bem-estar das crianças;
  • Noções de dieta como fator de juventude e longevidade;
  • Combinação de alimentos, maus hábitos alimentares, sugestão e auto sugestão;
  • ásanas de equilíbrio e de inversão;
  • Quadro geral das técnicas (ásanas e pranayamas);
  • Técnicas Shavásana e relaxamento;
  • Exercício com a coluna e práticas respiratórias;
  • yoga para todas as idades;
  • Estudo sobre os chakras;
  • Questionário interativo sobre a prática de yoga para os seguidores da página no instagram, a partir de uma bibliografia em vista e também a partir das publicações na página do projeto;
  • Aplicação de um questionário MYMOP University of Brystol, UK.

Membros

  • Francisco José da Silva (Tutor);
  • Quefren Arsênio Rodrigues (Bolsista);
  • Patrícia De Castro Sousa (Voluntária).

Contato

Instagram: @uniyogauni


Educação Sexual na/pela/e para diversidade de vidas humanas

O vídeo sintetiza o objetivo e as principais ações do projeto.

Objetivo

Ampliar a incorporação da Educação Sexual nos currículos escolares numa perspectiva sociocultural, por meio de ações e estratégias didático-pedagógicas que ultrapassem as abordagens biológico-higienistas.

Atividades que serão desenvolvidas

Diante desse cenário pandêmico, foi feito replanejamento das atividades, que já estão sendo realizadas remotamente, por meio de reuniões semanais com a equipe para análise produção de artefatos culturais (como imagens, vídeos), que serão divulgados em diferentes meios de comunicação, sobretudo nas redes sociais.

Membros

  • Elaine de Jesus Souza (Coordenadora Docente);
  • José Felipe Alves de Sousa (Bolsista);
  • Cecília Pereira de Caldas (Voluntária).

Contato

Instagram: @educ.sexpara_diversidade


Obtenção de Produtos utilizando matérias-primas regionais com ênfase em segurança alimentar e abertura de mercado para produtos locais

No vídeo são apresentadas as ações realizadas em Mauriti e Juazeiro do Norte nas propriedades rurais vinculadas as ações do projeto.

Objetivo

Proporcionar conhecimentos relativos as propriedades das matérias-primas, técnicas de conservação e técnicas de industrialização de produtos agropecuários.

Atividades que serão desenvolvidas

  • Preparo de material gráfico, banners, apostilas e pastas;
  • Treinamento sobre aproveitamento e alimentos, Preparando palestras sobre sistema CSA como funciona, lucro;
  • Treinamento sobre custos;
  • Mapear todos os produtos do condomínio e preparar portfólio online com estudo de funcionalidade;
  • Preparar apostila sobre reaproveitamento de alimentos, escrever artigos científicos.

Membros

  • Maria Inês R. Machado (Coordenador docente);
  • Lana Raissa B. A. Cordeiro (Bolsista);
  • Allison da Silva Pereira (Colaborador).

Contato

Instagram: @ltalimentos
E-mail: ltaccab2019@gmail.com


Laboratório Estatística Modelagem e Geoprocessamento (LEMGE)

No vídeo é apresentado as principais ações do LEMGE e como estão sendo realizadas em tempos de pandemia.

lemge

Objetivo

Ser um difusor de Geotecnologias.

Atividades que serão desenvolvidas

Oferecer instruções com cursos e palestras online.

Membros

  • Carlos Wagner Oliveira (Coordenador docente);
  • Ana Cassia de Sousa Santos (Bolsista);
  • Daliane da Silva Batista (Bolsista).

Contato

Youtube: LEMGE UFCA
E-mail: lemge.ufca@gmail.com


Liga Acadêmica de Neurocirurgia e Neurologia do Cariri (LANNEC)

A Liga Acadêmica de Neurocirurgia e Neurologia do Cariri (LANNEC) é um espaço que visa contribuir para a promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde na comunidade por meio da conscientização sobre a prevenção de acidentes, doenças cardiovasculares e primeiro s socorros, com ações de educação em saúde e realização de pesquisas na área de atenção secundária e terciária. Para tanto, agrega os membros e a comunidade envolvida, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e vivências hospitalares.

Ao colocar em ação a educação em saúde na universidade e na comunidade, pode-se contribuir para uma melhor qualidade da saúde e bem geral da população, além de estimular a comunidade acadêmica para estudos e pesquisas na área.

lunnec

Objetivo

Desenvolver ações que visem à interação da Universidade com a comunidade local do Cariri por meio de ações educativas e promoção de saúde na comunidade, baseada nos quatro eixos da UFCA (Ensino, Pesquisa, Cultura e Ensino).

Atividades que serão desenvolvidas

A liga é dividida em cinco eixos:

  • O Eixo Hospitalar funciona na forma de Estágios de Emergências (Clínica, Cirurgia da Neurologia) e seus integrantes têm plantões nos departamentos de emergência do Hospital conveniado sob a supervisão dos médicos plantonistas;
  • O Eixo ensino promove palestras sobre temas relacionados às clinica e cirurgia neurológicas;
  • O Eixo da Pesquisa promove discussões de artigos científicos e é responsável pelos projetos de pesquisa e publicação e apresentação de trabalhos em eventos científicos;
  • O Eixo da Extensão promove atividades nas comunidades sobre prevenção de doenças cerebrovasculares, prevenção de acidentes automobilísticos, com enfâse em TCE e enfemidades neurológicas mais comuns na sociedade;
  • O Eixo cultura promove atividades lúdicas, como exibição de filmes e peças teatrais com temas de importância médica, de prevenção e promoção de saúde.

Membros

  • Fabián Unigarro (Coordenador discente);
  • Robson Guedes (Coordenador discente);
  • Myrna Xenofonte (Coordenadora discente);
  • Bruno Barreto (Coordenador discente);
  • Felipe Coutinho (Bolsista);
  • Denise Fernandes (Voluntária);
  • Kellen Leite (Voluntária);
  • Jorge Lucas (Voluntário);
  • Arinelson Silva (Voluntário);
  • Déborah Danna (Voluntária);
  • Ariane (Voluntária);
  • Marcos Vinicios (Voluntário);
  • Bruno Teixeira (Voluntária);
  • Maria Danielle (Voluntária);
  • João Pedro (Voluntário);
  • Thiago Lima (Voluntário);
  • Rayane Silva (Colaboradora);
  • Vinicius Gonçalves (Colaborador);
  • João Vinicius (Colaborador).

Contato

Instagram: @lannec.ufca
Site: lannec.com.br
Facebook: Lannec.ufca
E-mail: lannec.famed@ufca.edu.br


Projeto Sementes do Amanhã

No vídeo é apresentado a coordenadora e voluntário do projeto no espaço do Jardim Sensorial, onde relatam os objetivos do projeto e reforçam a importância dos cuidados nesse momento de pandemia.

jardim sensorial

Objetivo

Tornar-se referência na utilização de plantas medicinais e aromáticas mais coerentes com as vocações potenciais e as características edafoclimáticas da região do cariri cearense, através de estruturação de ambientes que recomponham paisagens e que sensibilizem a comunidade universitária e externa em relação às questões ambientais e a inclusão social.

Atividades que serão desenvolvidas

  • Confecção da planta baixa do horto de plantas medicinas e aromáticas;
  • Reuniões, de forma remota, com equipe do projeto e estudante de
    arquitetura para discussão e detalhamento da planta baixa do horto;
  • Pesquisa online para seleção das espécies medicinais e aromáticas que
    serão plantadas nos canteiros de alvenaria do horto;
  • Organização da ficha da técnica de cada espécie (nome cientifico, comum, origem, parte utilizada, uso terapêutico etc.);
  • Planejamento das placas de identificação das espécies que ficarão salvas e prontas para serem confeccionadas;
  • Elaboração de material didático informativo sobre as plantas existentes no jardim e uso terapêutico;
  • Coleta (em casa) de materiais recicláveis como, garrafas pets, caixas de
    leite, madeira, etc. para uso nas ações a serem realizadas após isolamento.

Membros

  • Cláudia Araújo Marco (Coordenadora Docente);
  • Rawell Souza Costa (Bolsista);
  • Fagner Soares (Voluntário);
  • Ângela Amélia de A. Gonçalves (Voluntária);
  • Nynyve T. Brito de Almeida (Voluntária).

Contato

Instagram: @jardim_sensorial
Facebook: Jardim Sensorial CCAB Crato-Agronomia
E-mail: jardimsensorialufca@gmail.com


Premium Consultoria Jr

No vídeo é apresentado o que é uma empresa júnior e como a Premium Consultoria, sendo uma empresa júnior do curso de Administração e Ciências Contábeis tem causado impacto na nossa região, por meio de suas ações durante este período de distanciamento social.


premium consultoria

Objetivo

A empresa júnior Premium Consultoria é um projeto de Extensão da UFCA, que atua há cinco anos na região. Tem como objetivo proporcionar a vivência empresarial para os seus membros, desenvolvendo-os como profissionais ainda na graduação.

Atividades que serão desenvolvidas

Atualmente, a Premium Consultoria conta com nove membros. O período de quarentena da pandemia do Coronavírus fechou o comércio, e, com isso, muitos empreendedores e empresários estão sofrendo com as consequências da mudança de rotina de consumo e de trabalho. Para amenizar essas consequências através de soluções para adaptação à nova realidade, a Premium Consultoria, empresa júnior dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da UFCA, oferece mentorias gratuitas para orientar os empreendedores da região nesse momento de mudanças econômicas e sociais, bem como realiza webinar, proporcionando momentos de construção de conhecimento e auxílio aos empreendedores.

Membros

  • Mateus Ferreira (Tutor);
  • Dhefesson Martins Morais (Bolsista);
  • Lavinha Batista dos Santos Taveira (Bolsista);
  • Ana Larissa Silva Parente (Voluntária);
  • Vanira Catinin da Silva (Voluntária);
  • Fábio Ferreira de Araújo (Voluntário);
  • Cicera Joana Ferreira Brito (Voluntário);
  • Ingryd Raiane dos Santos (Voluntária);
  • John Ewerton Sousa Lima (Voluntário);
  • Bianca Vieira Brandão (Voluntária).

Contato

Instagram: @premium.ej
E-mail: premium.ccsa@ufca.edu.br
Telefone: +55 (88) 3221-9553


Liga Acadêmica Caririense de Endocrinologia e Metabologia (LACEM)

O vídeo foi elaborado com o intuito de divulgar as nossas ações de extensão a comunidade acadêmica e externa e nos dispormos a contribuir com a sociedade através do nosso projeto. Neste vídeo são apresentados as ações que são desenvolvidas pela LACEM, objetivos, justificativa, quem realiza as ações, onde é realizado e o público beneficiado.

lacem

Objetivo

A LACEM visa o desenvolvimento de ações de extensão através da educação médica que permita disponibilizar informações do meio acadêmico assim como aprender com a população em contato. Tais informações são de grande importância para o cenário atual das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e contribuem para melhoria das condições de saúde da comunidade envolvida.

Atividades que serão desenvolvidas

  • Ações em ambiente digital estão sendo desenvolvidas em plataformas online e redes sociais;
  • Ações de educação em saúde e dicas para o cuidado com a saúde metabólica e endócrina estão disponíveis para a comunidade acadêmica e externa no contexto da COVID-19;
  • Reuniões quinzenais ocorrem através da plataforma Google Meet para discussão de artigos científicos como também aulas em formato de Lives (expositivas e tira-dúvidas) em parceria com outros projetos vinculados à Proex;
  • Estamos produzindo material digital com embasamento científico e continuamos planejando ações que possam abranger a comunidade acadêmica e social para superar este período de distanciamento social.

Membros

  • Emmanuela Quental Callou de Sá (Coordenadora Docente);
  • Erich Pires Lisboa (Coordenador);
  • Francyne da Silva Gonçalves (Bolsista);
  • Arian Santos Figueiredo (Voluntário);
  • João Nathanael Sales Rodrigues (Voluntário);
  • Júlia Moreira Cavalcante Neves (Voluntário);
  • Maria Andrezza Gomes Maia (Voluntário);
  • Rebbeca Meir Muniz Vieira (Voluntário);
  • Tatiana de Fátima Monteiro Silva (Voluntário);
  • Yasmin Medeiros Pereira (Voluntário);
  • Yuri Mota do Nascimento (Voluntário).

Contato

Instagram: @lacem_ufca
Fanpage: LACEM
E-mail: lacem.ufca@gmail.com


Projeto Filo Sofia: Construção de Saberes Filosóficos

O projeto de cultura Filo Sofia: Construção de Saberes Filosóficas tem como proposta a integração da filosofia na rotina escolar de jovens e crianças que cursam o ensino fundamental II na rede pública de ensino. O projeto traz um olhar sensível a respeito do ensino de filosofia para jovens e crianças, para que dentro da universidade e com a comunidade externa possamos pensar maneiras de formular uma educação para o pensar. O projeto propõe uma abordagem das práticas filosóficas levando em consideração as diversas realidades e culturas do seu público.

O vídeo por sua vez, fala um pouco sobre os programas de filosofia para crianças que estamos estudando para a formulação do nosso projeto pedagógico.

filo sofia

Objetivo

Conscientizar a comunidade acadêmica em relação a formação de jovens e crianças ainda no ensino fundamental, para que esses possam desfrutar de uma educação completa colocada por pessoas que foram devidamente formadas para atender as necessidades desse público. Também visa familiarizar jovens com os textos e pensamentos filosóficos, dessa forma haverá um incentivo a cultura da leitura assim como o incentivo a métodos pedagógicos mais abrangentes que abarque as diversidades nas realidades das/dos jovens frequentantes do ensino público.

Atividades que serão desenvolvidas

  • Sugestões de livros;
  • Indicações de filmes;
  • Lives no Instagram com discussões sobre educação de jovens e filosofia;
  • Grupo de Estudos e Práticas Filosóficas com Jovens e Crianças (reuniões abertas);
  • Formação de uma rede de comunicação com estudantes da UFCA e de fora para indicações de referencial teórico e troca de experiências;
  • Produções textuais e visuais voltadas para o público em geral.

Membros

  • Francisco Jose da Silva (Tutor);
  • Thavilla Crisleine de Oliveira Lopes (Bolsista).

Contato

Blog: projfilosofiaufca.blogspot.com
Instagram: @proj_filo_sofia_
E-mail: projfilosofiaufca2020@gmail.com


Liga de Saúde Comunitária do Cariri (LISAC)

A LISAC aborda a saúde de forma lúdica e dialógica, gerando um compartilhamento de informações e valorização da cultura. O programa realiza encontros mensais sobre Saúde Comunitária buscando fortalecer o ensino e discussão dos agravos à saúde de populações específicas.

No vídeo, a coordenadora docente Emille Cordeiro e alguns voluntários do programa falam sobre a origem da liga, a metodologia que orienta seu funcionamento, as atividades normalmente realizadas e quais estão sendo desenvolvidas no atual contexto.

lisac

Objetivo

Proporcionar aos membros situações e temas relacionados a saúde coletiva, ao mesmo tempo em que desenvolve ações junto à comunidade. Isso, considerando os aspectos sociais econômicos e políticos inerentes à saúde dos indivíduos.

Atividades que serão desenvolvidas

  • Debates via videoconferência envolvendo temas relacionados à saúde coletiva. As discussões são abertas ao público, divulgadas nas redes sociais e contam com a participação de convidados com propriedade no assunto tratado;
  • Reuniões formativas: encontros virtuais com todos os integrantes da liga para discutir temas ligados à saúde comunitária;
  • Iniciativa “LISAC Indica”: postagens no instagram da liga com sugestões de filmes, livros e podcasts objetivando abrandar os impactos do período de isolamento social nos indivíduos;
  • Postagens informativas nas redes sociais que tratam de conceitos importantes ligados à pandemia e dicas de prevenção;
  • Planejamento de um curso online a ser disponibilizado para o público geral;
  • Escrita de artigos relacionados aos impactos da pandemia do novo coronavírus em populações específicas.

Membros

  • Emille Sampaio Cordeiro (Coordenadora Docente);
  • Cecília Paz Lopez (Coordenadora Discente);
  • Amanda Albuquerque Cabral (Voluntária);
  • Débora Maria Sousa Alexandre (Voluntária);
  • Edith Andryelle Oliveira de Souza (Voluntária);
  • Emanuela Ana de Carvalho Araujo (Voluntária);
  • Fabrícia Oliveira Ribeiro (Voluntária);
  • Guilherme Brazil Costa (Voluntário);
  • João Antônio e Silva Neto (Voluntário);
  • João Vinícius Silva Sousa (Voluntário);
  • João Vitor Cacau Pinheiro Paulino de Souza (Voluntário);
  • Jose Saraiva Filho (Voluntário);
  • Kayo Thaynan Rodrigues Praxedes (Voluntário);
  • Leonardo da Silva Chaves (Voluntário);
  • Letícia Viana Albuquerque (Voluntária);
  • Lívia de Menezes Soares (Voluntária);
  • Luana Galvão Matias (Voluntária);
  • Lucas dos Santos Luna (Voluntário);
  • Naara de Paiva Coelho (Voluntária);
  • Sara Alves de Oliveira (Voluntária);
  • Thaynara Karine Gomes Marques (Voluntária).

Contato

Instagram: @lisac.ufca
E-mail: lisacufca2018@gmail.com


Projeto Biblioteca Comunitária como espaço público de informação

Neste vídeo, o bolsista de extensão Demétrio Bantim, apresenta quais ações estão sendo realizadas pelo projeto durante o periodo de distanciamento social. O projeto visa prestar serviços de biblioteca na Comunidade do Bairro Alto da Penha e outros, que favoreçam a troca de saberes entre a comunidade universitária e a comunidade usuária, desenvolvendo assim, uma sociedade mais crítica e consciente, democratizando a informação existente.

biblioteca comunitária

Objetivo

Prestar serviços de biblioteca na Comunidade do Bairro Alto da Penha e outros, que favoreçam a troca de saberes entre a comunidade universitária e a comunidade usuária, desenvolvendo assim, uma sociedade mais crítica e consciente, democratizando a informação existente.

Atividades que serão desenvolvidas

  • As atividades de pesquisa de projetos de leitura, redação dentre outros para serem praticadas na volta às atividades in loco;
  • Levantamento de projetos de leitura;
  • Elaboração do projeto de redação para incentivar tanto a escrita quanto a leitura nas comunidades contempladas.

Membros

  • Ariluci Goes Elliott (Coordenadora Docente);
  • Demétrio Bantim (Bolsista).

Contato


Programa Bio+ do Enactus

Bio+ busca desenvolver comunidades rurais, implantando residências sustentáveis gerando melhoria de renda e qualidade de vida. Utilizando o Ciclo Vitae, metodologia desenvolvida pelo time, que consiste na integração de tecnologias sociais como: o biodigestor rural, (estrutura que permite a destinação correta do esterco animal, gerando biogás e biofertilizante) e o jardim filtrante (equipamento que permite a reutilização da água de pias e de chuveiros para irrigação) através do reaproveitamento dos resíduos do próprio local que anteriores ao programa não teriam destinação correta, às residências sustentáveis possibilitam renda extra através de uma economia mensal com os produtos gerados e a ampliação de outras atividades.

Dessa forma o programa consegue promover a educação ambiental e desenvolver pequenos arranjos produtivos locais, consequência da metodologia utilizada. Atualmente, trabalhamos em escala microrregional, estando presente em 4 municípios e 2 estados no Nordeste. Quer conhecer mais?

bio

Objetivo

O Bio+ busca desenvolver comunidades rurais, implantando residências sustentáveis gerando melhoria de renda e qualidade de vida.

Atividades que serão desenvolvidas

As atividades são feitas de acordo com o desenvolvimento de cada comunidade, que com o acompanhamento da equipe e dividido em etapas. No geral é feito reconhecimento e acompanhamento das comunidades por meio de questionários e visitas (para capacitações práticas e teóricas, para manutenção, palestras, verificação de dados, dentre outros).

Como formulação metodológica de público nas comunidades atendidas o Ciclo Vitae conta com três etapas básicas de engajamento a fim de entender as famílias atendidas bem como sua adaptação ao nosso mapeamento de público sendo definido em:

  • Estágio inicial: compreendem novos beneficiados. Nesse estágio, o Bio+ atua no difusão dos conhecimentos e propagação do Ciclo Vitae nas comunidades como uma possível solução na vida dos sertanejos que sofrem com as dificuldades da produção de alimentos. Assim, buscamos entender o local tais como suas necessidades para definir o plano de ação característico para as atividades na comunidade, buscando um número de famílias e produtores acessível a rotina do programa;
  • Estágio de desenvolvimento: compreendem beneficiados que já tem uma relação bem constituída com o programa. O estágio é caracterizado como o início das instalações e capacitações em principalmente dois públicos alvo, financiadores ou aqueles contemplados pelo programa para receberem as tecnologias de forma gratuita a partir da verba social destinadas a famílias que não possuem condições financeiras sendo classificadas de acordo com questionários socioeconômicos;
  • Estágio de impacto: compreendem beneficiados que já passaram por outros projetos e receberam diversas capacitações teóricas e práticas. Nesse estágio, o projeto acompanha os beneficiados com atenção especial com o intuito de desenvolver potencialidades encontrados durante o estágio de desenvolvimento.

Membros

  • Jeová Torres Silva Júnior (Tutor);
  • Thâmara Martins Ismael de Sousa (Tutora);
  • Ives Romero Tavares do Nascimento (Tutor);
  • Francisca Fabíola Silva Ferreira (Bolsista);
  • Heloisa Avila Angelo Leite (Bolsista);
  • Adezilia Lima Rocha (Voluntário);
  • Almir Herisson Costa dos Santos (Voluntário);
  • Ana Caroline Alves Tenorio (Voluntário);
  • Antonio Moreira Rolim Júnior (Voluntário);
  • Brenner Alexandre Vieira (Voluntário);
  • Cicero Rodrigo Araujo de Sousa (Voluntário);
  • Dávila Maria Borges Lima (Voluntário);
  • Fernanda Ismeria Ferreira Maia (Voluntário);
  • Francisca Denise Pereira Almeida (Voluntário);
  • Francisco Andtalys da Silva Lauriano (Voluntário);
  • Ighor Lima de Sousa (Voluntário);
  • Ivna Feitosa Alencar (Voluntário);
  • Joe Willams Santos Costa (Voluntário);
  • Jonatas José Lobo Oliveira (Voluntário);
  • Lara Fabrícia Diniz (Voluntário);
  • Laryssa Evangelina Pereira (Voluntário);
  • Mauro Felipe Alencar Militão (Voluntário);
  • Nicolas Moreira de Carvalho Gomes (Voluntário);
  • Rodrigo Oliveira da Silva (Voluntário);
  • Sarah da Silva Brito (Voluntário);
  • Tainá Mariene Araujo Paulo (Voluntário);
  • Vinicius Pereira (Voluntário).

Contato
Site: enactus.ufca.edu.br
Instagram: @enactus.ufca
Facebook: EnactusUFCA2009
E-mail: enactus@ufca.edu.br


Revista Memórias Kariri

A Revista Memórias Kariri é um projeto de extensão e cultura desenvolvido desde janeiro de 2017 por meio do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (2017) e posteriormente com a Pró-reitoria de Cultura (2018-2019). Produzida semestralmente, a publicação desenvolve acervo acerca da memória da região do Cariri cearense. Com 72 páginas, a revista traz perfis, crônicas, reportagens e ensaios fotográficos sobre o Cariri cearense. Um importante meio alternativo para popularização de saberes, conhecimentos e vivências, salvaguardando o patrimônio imaterial e seu devido reconhecimento e pertencimento por parte da população que reside no lugar de desenvolvimento da ação. O “Kariri” com “K” faz referência a tribo indígena Kariri, remetendo a ancestralidade das terras da região.

memorias kariri

Objetivo

Desenvolver atividades que subsidiem a circulação e preservação da memória caririense, dialogando com a produção de acervo e salvaguarda.

Atividades que serão desenvolvidas

Nesse momento, devido ao delicado cenário de pandemia que nos encontramos, a equipe da Memórias Kariri vem privilegiando a realização de atividades remotas. Dentre elas, estão a utilização da nossa conta oficial no instagram (@memoriaskariri) para divulgação de quadros e informações que dialoguem com a temática da revista; a disponibilização das edições feitas em 2019 para a leitura do público; construção de um site para a publicação de trabalhos sobre a região feitos por colaboradores, cuja a chamada foi realizada pelas redes sociais e a captação do material feita através de um formulário online; reuniões de pauta remotas; e a construção da 6ª edição da revista.

Membros

  • José Anderson Freire Sandes (Orientador);
  • Paulo Anaximandro Tavares (Técnico);
  • Aline Fiuza Menezes (Bolsista);
  • Bibiana Belisário Santana (Bolsista);
  • Daywson Adler Freires de Sousa (Bolsista);
  • Bento Caetano B. de Oliveira (Voluntário);
  • Sarah Pereira Gomes (Voluntária).

Contato
Instagram: @memoriaskariri
Facebook: revistamemoriaskariri
E-mail: memoriaskariri@gmail.com


A prática docente e a formação continuada: Lei 10.639/2003 e o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira

No vídeo é apresentado o projeto de extensão “A prática docente e a formação continuada: Lei 10.639/2003 e o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira”, coordenado pelo professor Reginaldo Ferreira Domingos e pelos bolsistas Edileusa Francisca da Silva e Suzana Amorim do Monte do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática no Campus Brejo Santo.

a pratica docente

Objetivo

Tratar as questões étnico-raciais e a aplicação da Lei nº 10.639/2003 a partir do ponto de vista histórico-cultural do ambiente escolar com professores e alunos de escolas públicas de ensino fundamental da região do Cariri.

Atividades que serão desenvolvidas

O projeto realização diálogo sobre temáticas relacionadas ao racismo, identidade racial e esteriótipos.

Membros

  • Reginaldo Ferreira Domingos (Coordenador Docente);
  • Edileusa Francisca da Silva (Bolsista);
  • Suzana Amorim do Monte (Bolsista).

Contato
Instagram: @neehdrem_ife_ufca


Projeto Curso de Língua Portuguesa para Migrantes

O projeto propõe a realização de um curso de língua portuguesa básica, com uma abordagem formal e coloquial para os migrantes venezuelanos acolhidos pelo Comitê de Migração e Refúgio do Cariri cearense. Para isso, pretende-se um trabalho em cooperação com os parceiros potenciais, tanto na demanda de migrantes atendidos quanto no acompanhamento e avaliação das ações do projeto.

curso de portugues

Objetivo

Contribuir com a inclusão social e a inserção de migrantes venezuelanos no mercado de trabalho, através da aprendizagem da língua portuguesa e de um processo comunicacional fluente com a dinâmica da região do Cariri e estado do Ceará.

Atividades que serão desenvolvidas

Como objetivos específicos, pretende-se:

  • Ampliar as formas de acolhimento, acompanhamento e integração do migrante venezuelano na região do Cariri;
  • Firmar parcerias com diferentes instituições para realização do curso de língua portuguesa que atenda às necessidades de aprendizagem dos migrantes venezuelanos;
  • Promover a aproximação às políticas públicas de educação, formação profissional, trabalho e inclusão social disponíveis na região do Cariri
  • Contribuir para a inserção do migrante venezuelano no mundo do trabalho.

Essas ações serão realizadas entre os meses de abril e dezembro do ano de 2020 em parceria com o Comitê de Migração e Refúgio do Cariri Cearense, a Cáritas Diocesana do Crato e Casa do Migrante de Crato.

Membros

  • Janailton Coutinho (Tutor);
  • Marcos Pereira Batista (Proponente – Bolsista);
  • Cícera Bezerra (Proponente – Voluntária);
  • Francisco Ruan (Proponente – Voluntário);
  • Saulo Venâncio (Proponente – Voluntário).

Contato
E-mail: portuguesparamigrante@gmail.com


Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

Neste vídeo é apresentado o que é o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), quais benefícios o projeto proporciona, os serviços que são prestados e os integrantes da equipe.

naf

Objetivo

Oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Atividades desenvolvidas

  • Orientação e elaboração de declaração de imposto de renda;
  • Orientação sobre o auxílio emergencial;
  • Abertura, acompanhamento e encerramento do MEI;
  • Orientação e emissão de carteira de trabalho digital;
  • Emissão de certidão negativa;
  • Regularização de CPF;
  • Orientações contábeis e fiscais.

Membros

  • Jaciara Bezerra Marques (Coordenadora Docente);
  • Virgínia Gadelha (Coordenadora Discente);
  • Karine Guiot (Coordenadora Discente);
  • José Evandier Sousa (Bolsista);
  • Vanessa Medeiros da Silva (Voluntária).

Contato
Instagram: @nafufca
E-mail: naf.ccsa@ufca.edu.br


Programa de Extensão em Saúde, Espiritualidade e Dor do Cariri (Liase Cariri)

A LIASE Cariri, fundada em 13 de março de 2013, é um Programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri que tem como finalidade promover ações que abordem as temáticas: Educação em Saúde e Espiritualidade/Religiosidade; Cuidados Paliativos e Dor, e Humanização em Saúde, a partir da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Cultura, fomentando a interação dialógica entre os implicados neste processo, pautando-se na interdisciplinaridade e interprofissionalidade, de modo a impactar positivamente a formação do estudante e a sociedade, visando uma interação transformadora entre Universidade e outros setores sociais.

Liase

Objetivo

Contribuir positivamente na formação de acadêmicos e profissionais da área da saúde, sobretudo acerca dos temas Humanização em Saúde; Espiritualidade/Religiosidade e sua relação com o indivíduo com um todo; a Dor, suas origens e tratamentos; e a importância dos Cuidados Paliativos em todas os níveis de atenção à saúde.

Atividades desenvolvidas

Promove pesquisas, reflexões, treinamentos, palestras, vivências, exposições fotográficas, exibição de filmes e integração nas mídias sociais que versam, em conjunto, sobre a necessidade de se considerar o indivíduo como um ser holístico, desvinculando a saúde do conceito que a restringia à ausência de doenças, contemplando o sujeito/paciente em sua totalidade. Na atual conjuntura na pandemia, ações virtuais estão sendo desenvolvidas nas mídias sociais, como educação em saúde e dicas para os cuidados com a saúde física, mental e espiritual. Além disso, os ligantes estão realizando atividades com prazos de entrega e os coordenadores criaram e divulgaram o Minicurso em Cuidados Paliativos baseado em e-books, além de continuarem criando alternativas para superar as distâncias físicas.

Membros

  • Jaciara Bezerra Marques (Coordenadora Docente);
  • Virgínia Gadelha (Coordenadora Discente);
  • Karine Guiot (Coordenadora Discente);
  • José Evandier Sousa (Bolsista);
  • Vanessa Medeiros da Silva (Voluntária).

Contato
Site: https://liasecariri.ufca.edu.br/
Instagram: v
Facebook: liase.cariri
YouTube: liasecariri1


Horta Orgânica

A Horta Orgânica é um projeto que incentiva o resgate ao cultivo da terra, refletindo sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos e a interação juntamente a um processo educativo e participativo com os moradores, alunos, e pequenos produtores rurais, o que traz uma série de benefícios como economia, redução de despesas com médico e farmácia pelo consumo diário de bons alimentos e integração entre sociedade e universidade.

horta organica

Objetivo
Realizar a divulgação das ações executadas pelo projeto mostrando sua contribuição ao oferecer espaços de convívio social e atividades de educação ambiental, indicando o desenvolvimento de um processo educativo voltado para a transformação social através da difusão de tecnologias sociais e intervenções em áreas de vulnerabilidade socioambiental.

Atividades desenvolvidas

A metodologia desenvolvida pelo projeto visa a concretização de uma participação mais efetiva de maneira a promover autonomia das comunidades, de modo que a autoestima e a responsabilidade das pessoas aumentem quando estas forem incentivadas a assumir problemas locais e experimentar coletivamente soluções para alcançar uma melhor qualidade de vida. As tecnologias socioambientais apresentadas são trabalhadas ao longo do projeto como potenciais estratégias de disseminação através da vivência prática com o público interno e principalmente com comunidades externas a universidade.

Algumas delas são:

  • Estruturação da horta orgânica na universidade;
  • Produção de minhocário;
  • Montagem de canteiro hidropônico;
  • Elaboração de sementeira;
  • Mobilização da comunidade a receber o projeto através da divulgação nos meios digitais e impressos;
  • Desenvolvimento de palestras, capacitações e oficinas junto à comunidade; Montagem de mini biodigestor caseiro;
  • Produção de hortas verticais; dentre outras.

Membros

  • Allana Kellen Lima Santos Pereira (Coordenadora Docente);
  • Magno de Lima Silva (Coordenador Discente);
  • Mayara de Lima Silva (Voluntário);
  • Wellyson Jorney dos Santos Silva (Colaborador).

Contato
Instagram: @hortaorganicaufca
E-mail: hortaorganica.cct@ufca.edu.br


Liga Universitária de Neurociências (LUNEC)

Memória e Aprendizagem
A LUNEC é um projeto de extensão que iniciou suas atividades no ano de 2018, tendo trabalhado temas como neurociência e ensino, aprendizagem e memória, transtornos de humor em idosos institucionalizados e doenças neurodegenerativas. Neste ano, o projeto está dando continuidade à abordagem de doenças neurológicas e psiquiátricas, por meio das redes sociais devido ao contexto atual de pandemia, pretendendo ainda visitar escolas de ensino médio público logo após este cenário de isolamento, a fim de despertar o interesse de jovens estudantes pela ciência através do estabelecimento de parceria com os alunos interessados no desenvolvimento de propostas de impacto social.

memoria e aprendizagem

Objetivo
Impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem da região e despertar o interesse de jovens estudantes da rede pública pela ciência, bem como impactar positivamente na situação de saúde da população através de ações de promoção de saúde por meio das redes sociais durante este período de isolamento.

Atividades desenvolvidas

Devido ao contexto atual, as principais atividades realizadas atualmente consistem na leitura e escrita de trabalhos científicos, além da realização de publicações sobre manifestações neurológicas da Covid-19, bem como sobre doenças neurológicas ou distúrbios psiquiátricos, tendo como principal referência o “Manual de Intervenções para transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas na rede de atenção básica à saúde”. A segunda linha de ação do projeto consistirá em oportunizar a jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas que participem ativamente no desenvolvimento de propostas de impacto social, estimulando-lhes ao apreço pela ciência e, sobretudo, a desenvolverem desde cedo o desejo de contribuir positivamente para sociedade em que vivem.

Membros

  • Thaís Tavares Sampaio (Coordenadora Docente);
  • Thereza Maria Tavares Sampaio (Coordenadora Docente);
  • Lucas Lopes Grangeiro (Coordenador Colaborador);
  • Mikaele de Souza Sales (Bolsista);
  • Antônio Carlos Silva do Nascimento Filho (Colaborador);
  • Bruno Daniel Teixeira de Oliveira (Colaborador);
  • Eron Castro Maia (Colaborador);
  • Acácio Emerson Gomes Ribeiro (Voluntário);
  • Ariane Gomes Farias (Voluntário);
  • João Heitor Basílio de Medeiros (Voluntário);
  • Lorena Magalhães de Macedo (Voluntário);
  • Marcos Vinicios de Oliveira Bezerra (Voluntário);
  • Maria Clara Feitosa (Voluntário);
  • Matheus de Menezes Bezerra (Voluntário);
  • Paulo Henrique Benevides Siqueira (Voluntário);
  • Robson Caetano Guedes (Voluntário);
  • Taís Rocha Morais de Santiago (Voluntário);
  • Thalya Gonçalves Lôbo do Nascimento (Voluntário);
  • Willian de Souza Araújo (Voluntário).

Contato
Instagram: @lunec.med
E-mail: lunec.med@gmail.com


Observatório das Cidades do Cariri

Série Cariri Cidade
Os vídeos trazem entrevistas com pesquisadores de diversas áreas abordando temas relevantes para as políticas públicas e a gestão das cidades na Região Metropolitana do Cariri (RMC). Na primeira fase, serão disponibilizados cinco vídeos, que serão lançados quinzenalmente, aos sábados.

Série cidades

Primeiro vídeo da série com o tema “O Direito à Cidade e a Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Cariri”

cariri cidade

Dimensões como a Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade ocupam os debates acadêmicos na região, influenciando pesquisas que objetivam a identificação de problemas públicos urbanos e a construção de estratégias para o seu enfrentamento. O vídeo protagonizado pela Profª. Firmiana Fonseca, do Departamento de Geociências da URCA, aborda elementos gerais sobre os desdobramentos da Mobilidade Urbana no Brasil em sintonia com os preceitos que englobam o Direito à Cidade.

Objetivo
Divulgar para a sociedade temas e o trabalho produzido pelo projeto, além de contribuir para qualificar os debates em torno do desenvolvimento e consolidação da Região Metropolitana do Cariri.

Atividades desenvolvidas

Os temas das entrevistas foram definidos a partir de um processo de consulta pública sobre as principais demandas relativas ao desenvolvimento da Região, que são: “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, com o professor Diego Coelho (UFCA); “Direito à cidade e mobilidade urbana”, com a professora Firmiana Fonseca (URCA); “Cidades inteligentes: tecnologia e inovação 1”, com o professor Alandey Severo (UFCA), “Cidades inteligentes: tecnologia e inovação 2”, com Michel Araújo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, e “Planejamento e infraestrutura urbana”, com a professora Ana Patrícia Bandeira (UFCA).

Membros

  • Francisco Raniere Moreira da Silva (Coordenador Docente);
  • Ana Lívia da Silva dos Santos (Bolsista);
  • Isabelle Ribeiro de Almeida (Bolsista);
  • Maykon Oliveira Monte (Bolsista);
  • Marcos Danilo Estevam Sobreira (Voluntário).

Contato
Site: lacite.ufca.edu.br
Instagram: @cidades.ufca
Facebook: Cidades.UFCA
YouTube: LaCITE


Liga de Saúde Mental (LISAM)

Nesse vídeo, o discente Carlos Filho traz 10 dicas importantes para cuidar da saúde mental nesse período de distanciamento social. De acordo com o discente o vídeo foi feito com o intuito de orientar as pessoas sobre o que fazer durante esse período de ociosidade. Visto que o contexto de pandemia está atuando negativamente na saúde mental dos indivíduos, como por exemplo, aumento na incidência de distúrbios do sono e aparição de novos casos de Síndromes Ansiosas, Depressão e afins.

lisam

Objetivo
A LISAM, durante a quarentena tem focado suas atividades nas redes sociais e em pesquisa sobre o Covid-19, bem como seu impacto na saúde mental.

Atividades desenvolvidas

  • Live com profissionais convidados sobre para tratar de algum tema. Na última sexta (08/05) ocorreu a Live “Alterações no Sono Durante a Quarentena” com o médico Psiquiatra Dr. José Péricles e o discente Carlos Filho;
  • Publicação e divulgação nas redes sociais de temas pertinentes no Instagram @lisam_ufca;
  • Vídeo-chamadas com pessoas de outros países para saber como está a condição de outros locais durante a pandemia (atualmente há inclusive dois voluntários estrangeiros);
  • Acolhimento via online de pessoas que estão passando por problemas emocionais e posterior encaminhamento para serviços de atendimento psicológico gratuito, como a atendimento psicológico da UFCA;
  • Elaboração de uma lista de locais que estão atendendo gratuitamente ou com um preço popular para ser divulgado para a população geral;
  • Revisão da literatura sobre os impactos que a pandemia COVID-19 está causando na saúde mental da população geral e profissionais de saúde.

Membros

  • Maria do Socorro Vieira Gadelha (Coordenadora Docente);
  • Antonio Carlos Silva do Nascimento Filho (Bolsista/Coordenador Discente);
  • Emanuelle Pereira dos Santos (Bolsista);
  • Rosa Gabryella Barreto Tiburi (Voluntário);
  • Lucas Eduardo Ferreira Silva (Voluntário);
  • Andressa Alencar Coelho (Voluntário);
  • Lidia Carnio (Voluntário);
  • Karla Paulette Montero Pérez (Voluntário);
  • Francisco Walber Feijó Santos Júnior (Voluntário);
  • Jolouise Ramos Correia (Voluntário);
  • Pamela Carla Pereira de Assis (Voluntário).

Contato:
Instagram: @lisam_ufca


Projeto Estilo de Vida Saudável na Escola

O Projeto encoraja e desafia seus membros a atuar na identificação, prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade em alunos da E.E.F. Senador Martiniano de Alencar na cidade de Barbalha-CE, com apoio das Secretarias de Saúde e Educação do município.

Miniatura - Projeto estilo de vida saudável

Atividades físicas em casa

Visando a promoção da saúde, o Projeto Estilo de Vida Saudável na Escola elaborou esse vídeo com dicas de atividades físicas para fazer em casa nesse período de distanciamento social. Além disso, o projeto preparou outros materiais em seu perfil do instagram.

Capturar

Como cozinhar Maxixada com Frango

Com o propósito de incentivar uma alimentação saudável, o projeto traz neste vídeo uma receita nutritiva e saborosa sobre como preparar maxixada com frango em casa, com o Chefe de Cozinha e Gastrônomo, Régio Castro.7

Como cozinhar Maxixada com Frango

Objetivo
Promover a saúde por meio da identificação, da prevenção e do tratamento do sobrepeso e da obesidade em escolares do ensino fundamental, permitindo os alunos do projeto atuarem junto à comunidade como agente promotor de saúde e da transformação social, construindo um diálogo com a comunidade e ampliando o objetivo da prática médica, permitindo não só o desenvolvimento científico, mas também o exercício da cidadania, e à população da cidade de Barbalha-CE.

Atividades desenvolvidas
A metodologia envolve a aferição de medidas antropométricas seguida do tabelamento e interpretação dos dados para o diagnóstico da população estudada. Dessa forma, escolares com medidas inadequadas podem ser selecionados para encaminhamento ao ambulatório de endocrinologia e metabologia da FAMED da UFCA, no qual passam por consultas com especialistas para a definição de estratégias individualizadas. Ademais, ocorre ainda à realização de palestras, rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de informativos e exibição de filmes. A aplicação de questionários sobre as situações socioeconômica e nutricional dos escolares e avaliação da qualidade da merenda escolar e prática de atividades físicas são necessárias para o planejamento das ações.

Membros

  • Emmanuela Quental Callou de Sá (Coordenadora Docente);
  • Thereza Maria Tavares Sampaio (Coordenadora Docente);
  • Sarah Cavalcante Brandão (Bolsista);
  • Ingra Bezerra de Melo Gonçalves (Bolsista);
  • Ítalo Emanoel de Sousa Chaves (Voluntário).

Contato:
Instagram: @estilosaudavelescola.ufca
Facebook: estilosaudavelescola.ufca
E-mail: pestilodevidasaudavelnaescola@gmail.com


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