A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai organizar entre os dias 20 e 22 de outubro a décima sétima edição do Encontro de Extensão (ENEX). A expectativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) é de que o evento reúna mais de 500 extensionistas, entre coordenadores, tutores, bolsistas e voluntários de projetos, além do público externo. Uma das novidades deste ano é que o encontro vai acompanhar as discussões da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, abordando o tema “Transversalidade da Extensão: Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”.

Com edições realizadas desde 2014, o ENEX consolidou-se como um dos maiores eventos de extensão universitária do Estado do Ceará. Assim como em 2020, o encontro deste ano irá ocorrer de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal da Proex/UFCA no YouTube. Embora a programação esteja sendo finalizada, ela deverá seguir o mesmo padrão das edições anteriores, com diversas mesas e palestras ministradas por profissionais da UFCA e de outras Instituições de Ensino Superior, além da apresentação de relatos de experiências pelos extensionistas.

As normas para submissão de trabalhos para o XVII ENEX serão divulgadas pela Proex/UFCA nas próximas semanas. A programação completa e as inscrições estarão disponíveis em breve no site do evento (link para outra página). Toda a programação do encontro é gratuita e a participação é aberta a estudantes e docentes extensionistas de todas as universidades brasileiras. Assim como em todos os outros eventos organizados pela UFCA, também não há nenhum tipo de cobrança para emissão de certificados para os participantes.

Prêmio Você Faz a Extensão

Além de anunciar a data e a temática do XVII ENEX, a Proex/UFCA também divulgou nesta terça-feira (27) qual será o tema do Prêmio Você Faz a Extensão: “Por um 2030 Sustentável”. Este ano o prêmio pretende reconhecer iniciativas de ações de extensão universitária comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em seus editais voltados para a extensão universitária, a UFCA tem incentivado a execução de projetos que busquem promover ações de enfrentamento dos desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta, em comunidades da região do Cariri. Em 2020, o prêmio teve como tema “Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança para a universidade pública e para a extensão” e contemplou cinco estudantes vinculados em projetos cadastrados na Proex/UFCA entre 2019 e 2020. Os prêmios variaram de R$ 500,00 à R$ 1.750,00. Assim, como nas edições anteriores, os ganhadores do Prêmio Você Faz a Extensão serão conhecidos durante a realização do ENEX.