Estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que apresentarem relatos de experiências no XVII Encontro de Extensão (ENEX) podem concorrer a prêmios em dinheiro de até R$ 1.000. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) incluiu a categoria “Melhores Trabalhos” na edição deste ano do Prêmio Você Faz a Extensão, destinando R$ 17.600,00 para premiar as apresentações mais bem avaliados em cada uma das oito temáticas do evento. Destinado exclusivamente a estudantes extensionistas (bolsistas e voluntários) cadastrados em projetos de extensão em vigência na Proex, o prêmio está com inscrições abertas somente até esta quinta-feira (16), em formulário disponível em forms.ufca.edu.br.

Poderá inscrever-se na categoria “Melhores Trabalhos” o estudante que tiver submetido, na condição de autor principal, trabalho no XVII ENEX, conforme determina o Edital nº 06/2021/PROEX, relacionado a projetos/programas registrados na Proex. Serão premiados os três melhores trabalhos apresentados por estudantes extensionistas em cada uma das áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. Ao todo serão 24 trabalhos contemplados com premiações que variam entre R$ 1.000 (1º lugar), R$ 700 (2º lugar) e R$ 500 (3º lugar) por área temática.

Para participar do prêmio, o estudante extensionista precisa primeiramente submeter o trabalho no formato de resumo expandido na plataforma Conferências.UFCA, conforme regras de submissão disponíveis na página Submissões até esta quinta-feira (16). A pró-reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin, alerta que a inscrição no XVII ENEX não garante automaticamente a inscrição na categoria Melhores Trabalhos, sendo obrigatório o preenchimento do formulário específico para concorrer ao prêmio.

O processo seletivo consiste em três etapas: homologação da inscrição; aferição da nota do resumo expandido e apresentação oral da ação extensionista no XVII ENEX.

Para concorrer na categoria “Melhores Trabalhos”, os principais requisitos são que o estudante seja integrante de um projeto/programa de extensão e esteja matriculado regularmente em um dos cursos de graduação da UFCA. Nesta edição, o prêmio pretende reconhecer iniciativas de ações de extensão universitária comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Critérios

A avaliação dos trabalhos vai considerar alguns critérios: tempo de apresentação (máximo 10 minutos); comunicabilidade; metodologias utilizadas no desenvolvimento da ação; impacto da ação para formação do estudante extensionista; descrição dos impactos para a comunidade e a relação do trabalho com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. serão premiados os trabalhos que obtiverem as maiores notas na somatória. No site oficial do ENEX é possível consultar a íntegra do edital e outras informações sobre o prêmio.

O “Prêmio Você Faz Extensão tem o objetivo principal de reconhecer o protagonismo estudantil em ações transformadoras de extensão universitária realizadas pelos estudantes da UFCA em diversos municípios da região do Cariri cearense. Além de premiar os melhores vídeos, como vinha fazendo nas duas edições anteriores, este ano o prêmio incluiu a categoria “Melhores Trabalhos”, contemplando todas as temáticas das ações extensionistas realizadas pela universidade. Os vencedores do prêmio serão conhecidos durante o encerramento do ENEX, que este ano irá ocorrer dias 20, 21 e 22 de outubro, totalmente em formato remoto.