Termina nesta quinta-feira (16) o prazo para submissão de trabalhos no XVII Encontro de Extensão (ENEX). A atividade é obrigatória para todos os programas e projetos em vigência vinculados à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA). Cada trabalho deve ser produzido pelo coordenador/tutor, bolsistas e membros voluntários do programa/projeto em formato de resumo expandido, contendo entre quatro e cinco páginas, conforme modelo disponibilizado pela Proex. As submissões devem ser feitas exclusivamente na plataforma Conferências UFCA.

Nos resumos expandidos, os autores devem apresentar relatos de experiências das atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão em vigência vinculados à Proex. Os trabalhos submetidos para o evento devem ser inéditos e originais. Cada autor/autora poderá apresentar até dois trabalhos, sendo um como autor/autora e outro como coautor/coautora. Cada resumo expandido poderá ter no máximo sete coautores. No site do ENEX é possível consultar todas as informações sobre o evento, incluindo a íntegra do edital de submissão de trabalhos.

Os trabalhos aceitos serão apresentados de forma oral em formato remoto, via Google Meet, em sala virtual a ser informada pela organização do ENEX, que este ano vai acontecer entre os dias 20 e 22 de outubro. Cada apresentação terá duração de até 10 minutos, com emissão de certificados no final do evento. As apresentações devem seguir o template (modelo) de apresentação disponibilizado pela organização. Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais do XVII Enex, desde que obtenham pontuação maior ou igual a 70 (setenta) e tenham sido feitas as eventuais correções indicadas pela comissão avaliadora.

Hemerson Soares, integrante da comissão de organização do XVII ENEX, lembra que a submissão de trabalhos para o evento é atividade prevista em todos os editais de ações de extensão universitária realizados atualmente na UFCA: Programa de Integração Ensino e Extensão; Ampla Concorrência; Programa Protagonismo Estudantil e UFCA Itinerante na Rede. “Os trabalhos serão formas de evidenciar a importância e conquistas da extensão universitária na contribuição do desenvolvimento sustentável do Cariri, em diálogo com as discussões da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explica. Este ano, o ENEX aborda o tema “Transversalidade da Extensão: Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”. Com edições realizadas desde 2014, o enex consolidou-se como um dos maiores eventos de extensão universitária do Estado do Ceará, e a expectativa é nessa edição, o encontro reúna cerca de 500 extensionistas.