As inscrições de propostas de projetos de extensão para os editais de bolsas da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) ocorrem a partir desta sexta-feira, 13 de dezembro, e seguem até 29 de janeiro de 2020. As 90 (noventa) bolsas ofertadas estão distribuídas em três modalidades, sendo 60 (sessenta) bolsas na modalidade de Ampla Concorrência; 20 (vinte) bolsas do Programa de Integração Ensino e Extensão (Peex); e 10 (dez), do Programa de Protagonismo Estudantil (Prope).

Em todas as modalidades, as bolsas, no valor de quatrocentos reais, são destinadas a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFCA, que deverão disponibilizar 12 horas semanais para se dedicar aos projetos, de abril a dezembro de 2020.

Ampla Concorrência

No caso da modalidade de Ampla Concorrência (link para uma nova página), estão aptos a submeter propostas servidores docentes da UFCA, em efetivo exercício. O objetivo desse edital é estimular a participação dos estudantes em ações de extensão, proporcionando oportunidades para que sejam protagonistas de sua própria formação técnica associada à competência política e social, contribuindo para a transformação social.

Além de propor novos projetos, os docentes poderão propor renovação de bolsas de projetos e programas que atuaram no ano de 2019. Cada projeto poderá ter duas bolsas concedidas. E a seleção é composta por duas fases, de caráter eliminatório e classificatório.

Programa de Integração Ensino e Extensão – Peex

No edital do Peex (link para uma nova página), uma ação conjunta das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão (Proex), os docentes dos cursos de graduação podem submeter propostas de projetos que vinculam ações de extensão a atividades desenvolvidas em componentes curriculares, as quais devem ser realizadas em conjunto por orientadores, bolsistas e voluntários, bem como, pelos estudantes das disciplinas.

No total serão ofertadas 20 (vinte) bolsas e cada projeto poderá ser contemplado com até duas bolsas. O edital também prevê monitores voluntários, cujas obrigações estão descritas no edital.

Programa Protagonismo Estudantil – Prope

Através do edital do Programa Protagonismo Estudantil (link para uma nova página), os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFCA poderão apresentar propostas de projetos de extensão universitária. A ideia deste edital é fortalecer o protagonismo estudantil no âmbito da UFCA por meio da participação em projetos de extensão.

Os projetos devem ser tutorados por um docente da UFCA, em efetivo exercício, e deve ser indicado no ato da submissão da proposta. No total, serão ofertadas 10 (dez) bolsas. Cada projeto poderá ser contemplado apenas com uma bolsa.

Os editais trazem todas as informações necessárias, tais como critérios de avaliação, procedimentos e obrigações, cronograma, dentre outras informações.

Pró-reitoria de Extensão – UFCA
Bloco K, sala 201 e 202