Os extensionistas do Projeto Horta Orgânica na UFCA efetuaram capacitações e palestras em seis municípios da região do Cariri, beneficiando cerca de 1300 estudantes de escolas públicas da região. Os bolsistas e voluntários do projeto também participaram da Semana do Meio Ambiente da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Juazeiro do Norte, palestrando para cerca de 40 alunos, com o tema “Aproveitamento de hortaliças na cozinha sustentável: unindo saúde e meio ambiente”.

A principal ação do projeto é a implantação e manutenção de uma Horta Orgânica no campus Juazeiro do Norte. A horta produz alimentos orgânicos sem uso de defensivos químicos. O objetivo do projeto é promover a conscientização da comunidade através do compartilhamento de conhecimentos técnico-científicos em prol de uma agricultura sustentável, de melhor eficiência, de menor impacto ambiental e social, explicou, Magno Lima, extensionista e Estudante de Engenharia de Materiais.

Magno LIma e Weverton Frankly, em ação desenvolvida na UFCA Itinerante em Potengi

Magno Lima e Weverton Frankly, em ação desenvolvida na UFCA Itinerante em Potengi.

Além disso, os extensionistas desenvolvem também a capacitação em tecnologias socioambientais, como minhocários, sementeira, biodigestor caseiro e horta vertical utilizando os conceitos de agroecologia, trazendo aplicações práticas ao dia a dia por meio de oficinas e palestras estimulando diálogos e reflexões em grupo.

O Horta Orgânica tem como premissa da conscientização sobre questões como meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O projeto é coordenado pela professora Allana Kellen Lima Santos Pereira, possui três extensionistas, sendo dois bolsistas Magno Lima e Weverton Frankly, e um voluntário, Jasiel Pereira.

Telefone: (88) 996908420