Com o objetivo de debater o lugar da extensão universitária na garantia da democracia e no fomento ao desenvolvimento territorial, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri marca presença no 51º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. O encontro acontece de 20 a 22 de junho na Universidade Federal do Pará, campus Guamá, em Belém. A Pró-Reitora de Extensão, Profª. Fabiana Lazzarin, representa a UFCA no evento.

Entre os temas debatidos no encontro, está o financiamento para a extensão universitária, pauta levantada por Fabiana Lazarrin desde o encontro regional do Forproex, que aconteceu na UFCA no início de junho de 2023. “É importante destacar o avanço da extensão universitária, que agora figura como uma das prioridades do Ministério da Educação, conforme explicitado em documento”, reitera a pró-reitora.

O documento a que ela se refere é uma carta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) que contém as diretrizes orçamentárias para as universidades e institutos federais em 2024. Aprovada pelo Conselho da entidade em 16 de junho de 2023, prioriza, entre outras diretrizes, a extensão universitária e a curricularização da extensão.

O encontro nacional do Forproex conta com a presença de pró-reitoras e pró-reitores de extensão, além de gestores públicos, como o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a diretora de desenvolvimento da rede de instituições federais de educação superior, Tânia Mara e Ulysses Teixeira, diretor de avaliação da educação superior (INEP).

Ao final, será redigida a Carta de Belém, com os resultados do encontro e será eleita, ainda, a nova diretoria do Forproex.