Mais de 700 estudantes de escolas públicas dos municípios de Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri puderam trocar experiências e conhecer as ações de alguns projetos de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Durante três meses, a UFCA Itinerante, ação promovida pela instituição desde 2018, esteve em seis escolas públicas, sendo duas em cada cidade. 

Apresentar a UFCA, as formas de ingresso e os benefícios que garantem a permanência do estudante na universidade são algumas das missões da Pró-reitoria de Extensão. Com esse objetivo surge a UFCA Itinerante, promovendo a interação entre estudantes da Universidade Federal do Cariri e de alunos do 9º ano  e do Ensino Médio. 

Antônio Val de Santana Souza, diretor da Escola Raquel de Queiroz, Santana do Cariri (CE)

O projeto, iniciado em abril, visitou duas escolas na cidade de Nova Olinda. Em maio, foi a vez dos estudantes de Santana do Cariri. Já no mês de junho, o projeto foi concluído na E.E.F Lourival Dantas Ribeiro, em Missão Velha. Para a estudante do 9º ano, Sara Rebeca, o encontro foi uma oportunidade de novos conhecimentos: “O evento abriu muitas portas; podemos conhecer um pouco da universidade e as palestras também nos ajudaram muito”. 

Cada projeto desenvolve uma apresentação de até 45 minutos. Além das habilidades dos cursos, conteúdos específicos são trabalhados dinamicamente. A ideia é envolver e despertar nos estudantes, os interesses com que mais se identificam, e futuramente possam estar numa formação acadêmica que desejam. É por isso, que de forma anônima, os alunos respondem a um questionário sobre perspectivas e como veem a UFCA.

Estudantes do ensino médio da escola Wellington Belém, em Nova Olinda (CE).

Os bolsistas dos projetos extensionistas, juntamente com a equipe da PROEX vivenciam um dia inteiro nas escolas, compartilhando do cotidiano dos estudantes. Com 4 programas apresentados, a programação permite uma troca de conversas fora da sala de aula: é a hora de dividir experiências, da conversa e das brincadeiras.

Angélica Andrade, estudante de Jornalismo e repórter da revista Memórias Kariri

Produtos desenvolvidos pelos cursos da UFCA também são distribuídos, como a Revista Memórias Kariri: “Participar da UFCA Itinerante é uma experiência enriquecedora, tanto na troca com os alunos, como em outras áreas do conhecimento”, fala a integrante do projeto e estudante de Jornalismo, Angélica Andrade.