As atividades da UFCA Itinerante tiveram início na última quarta-feira, dia 8 de maio. A primeira das 9 edições de pequeno porte programadas para esse ano de 2019 aconteceu na cidade de Potengi na região da Chapada do Araripe. Haverá também a edição global prevista para o final do ano.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Menezes Pimentel recebeu uma equipe de 9 pessoas incluindo extensionistas e servidores da universidade. Na ocasião algumas das atividades dos projetos de extensão Escritório Habitar, Horta orgânica na UFCA e Além de Um Sorriso, foram apresentadas por estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Medicina, respectivamente.

A aluna do curso de medicina  Gabriella Moreira Bezerra Lima e uma das participantes do projeto Além de Um Sorriso, destacou a importância desse tipo de atuação da extensão: “Nosso objetivo não é simplesmente chegar no local da ação e repassar a informação de qualquer jeito, mas é levar o conhecimento de forma clara, acessível e dinâmica, com o fito de que a comunidade realmente aprenda e leve aquilo para a vida. O intuito é melhorar a qualidade de vida das pessoas”. A discente ainda frisou a experiência pessoal “foi um momento de grande aprendizado em relação aos cursos ali representados, fiquei feliz em poder tirar algumas dúvidas dos alunos acerca do cotidiano da medicina e saber que, de alguma forma, pude contribuir para alimentar esse sonho deles.”

Cerca de 280 pessoas participaram do evento, dividido em dois momentos para os turnos da tarde e noite. As exposições e diálogos foram em torno das temáticas dos projetos, além disso os estudantes da escola tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a UFCA tirando dúvidas com os discentes.

A diretora da escola, Graciela Rodrigues de Sousa, acentuou o valor da UFCA Itinerante: “Foi uma experiência super exitosa, pois tivemos a oportunidade de proporcionar a todos os nossos estudantes de ensino médio um momento de muitas aprendizagens. Além disso, essa ação estreita os laços de aproximação entre a Universidade e a escola de educação básica, inspirando os nossos alunos a acreditarem e lutarem por seus sonhos de acesso ao ensino superior em uma Universidade Federal”

Para Brena Fidéles de Alencar, de 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, a estratégia da UFCA Itinerante foi de grande valia para os estudantes da escola da qual faz parte, mais especificamente os que almejam a entrada em uma graduação. Segundo a estudante “Ela proporcionou um contato com a universidade sem que nós estivéssemos pessoalmente lá, e a ideia de trazer a universidade para perto da gente nos aproxima mais dos nossos sonhos de cursar o ensino superior, além de conhecer a realidade da universidade e importância dela na nossa formação enquanto profissionais e cidadão.”

Confira a galeria de fotos no final da matéria

Integrando e interiorizando a extensão

Criada no ano de 2018, a UFCA Itinerante tem como principal função descentralizar, as atividades de extensão da UFCA do eixo CRAJUBAR, a chamada interiorização, proporcionando a aproximação da universidade com a comunidade caririense de forma mais ampla e de qualidade. Nesse primeiro ano foi realizado uma ação conjunta envolvendo vários dos programas e projetos de Extensão da UFCA na cidade Salitre.

Em 2019, o programa tem o grande diferencial da inclusão de ações de pequeno porte, a primeira delas aconteceu na cidade Potengi no dia 08 de maio. O programa também pretende atuar em mais 8 municípios da região do Cariri. As próximas duas edições serão nas cidades de Caririaçu, 16 de maio e 21 de junho em Mauriti, segundo o Coordenador de Integração e Fomento das Ações (CIFA), Thiago de Melo Santiago.

As ações de pequeno porte são executadas em apenas um dia, já a edição global ocorre em diversos locais públicos do município anfitrião durante dois dias, previstos para 29 e 30 de novembro.

Por meio da UFCA Itinerante e em parceria com as gestões municipais da região do Cariri, a PROEX leva algumas das atividades dos programas de extensão que se adéquem a necessidade e contribuam estrategicamente para o desenvolvimento socioeconômico e a dinâmica cultural, consequentemente possibilitando cada vez mais a integração da universidade com a sociedade, através da troca de conhecimentos, diálogo com a comunidade e exposição das realizações da extensão, por intermédio dos estudantes, docentes e técnicos-administrativos da instituição, ressaltou professor Thiago sobre a relevância do programa.

IMG_20180703_152928126

Para mais informações