A Revista Bárbaras, projeto vinculado ao curso de Jornalismo e às Pró-Reitorias de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), lança sua quarta edição, neste sábado (7), a partir das 19 horas. O evento será on-line e transmitido pelo Youtube. Para acessá-lo, basta clicar no link disponibilizado no perfil da revista no Instagram (@revistabarbaras).

Durante a ocasião, repórteres, colaboradoras e entrevistadas falarão sobre seus textos, que perpassam os temas sexualidade, cultura, ancestralidade, esporte, tecnologia e violência, e os desafios da produção em formato home office.

Com 11 reportagens e o tema “Mulheres no Front”, a Bárbaras #4 traz histórias de trabalhadoras na linha de frente do combate à Covid-19. A matéria de capa, assinada por Izabelly Macedo, jornalista graduada pela UFCA, narra a experiência de uma técnica em enfermagem do Hospital Regional do Cariri (HRC) no período de pico da pandemia.

A Bárbaras é uma revista experimental, criada para contar histórias de luta de mulheres do Cariri cearense. O título do projeto vem da palavra “barbárie”, termo utilizado na Idade Média para se referir a pessoas “estrangeiras” ou “estranhas” a determinada civilização. A equipe é composta em sua maioria por mulheres, dentre elas estudantes bolsistas e voluntárias, designers, servidores técnicos e colaboradoras da comunidade interna e externa a Universidade Federal do Cariri.

“Com a pandemia, tivemos que nos reinventar, redescobrir processos criativos, além de ter que lidar com os fatos que rodeiam a vida de mulheres marcadas pelas consequências do vírus. Foi um grande desafio!”, afirma a estudante do 7º semestre de Jornalismo e bolsista de Extensão do projeto, Laura Brasil.

Após o lançamento, a revista estará disponível na versão digital, gratuitamente, na plataforma de leitura Issuu da Revista (link para uma nova página)

Lançamento da Bárbaras #4
Data: 7 de novembro