Impossibilitada de realizar atividades presenciais durante a pandemia, a extensão universitária precisou se reinventar. A última edição especial da revista Em Extensão, uma das mais antigas e importantes publicações acadêmicas voltadas para extensão no Brasil, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), traz o relato de ações socioeducativas realizadas pela equipe de extensionistas do projeto “Orientação Profissional na Escola”, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) durante a pandemia.

No artigo Intervenções do projeto “Orientação Profissional na Escola” em contexto de pandemia: um relato de experiência (link para uma nova página), a equipe de extensionistas da UFCA descreve a sua experiência realizando intervenções em instituições públicas de forma online durante o período de distanciamento social. O projeto, que em 2021 passou a integrar o programa UFCA Itinerante na Rede, promoveu atividades socioeducativas para diminuir a taxa de evasão de estudantes, estimulando os alunos a ingressarem em instituições de ensino superior, mostrando todos os benefícios oferecidos e o suporte que as IES oferecem em seus campi.

Durante cinco meses, os bolsistas e coordenadores do projeto realizaram capacitação online de estudantes das escolas públicas: EEFM Antônio Mota (município de Antonina do Norte); EEM Adauto Bezerra (Barbalha) e EEMTI Estado da Bahia (Crato). Os encontros ocorreram quinzenalmente, pelo Google Meet, com duração de duas horas cada. “A preocupação do projeto foi promover encontros interativos, distante da tradicional forma de ensino, fazendo com que os alunos construíssem múltiplas conexões”, explicam os membros da equipe no artigo da revista.

Criado por Paulo Henrique Leal, professor e coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis da UFCA, o projeto também é composto pelo professor coordenador do projeto e do curso de Ciências Contábeis, Milton Jarbas, além dos estudantes Richard Mateus, do curso de Engenharia Civil e Larissa Miranda, das Ciências Contábeis.