O projeto de Extensão “Monitor Queimadas Cariri” foi destaque no jornal CE1 – Edição Cariri, neste dia 25 de setembro, quarta-feira. A participação ao vivo contou com a fala do orientador Fabrício Freitas e dos estudantes, Oswaldo e Pedro Hugo, que abordaram o trabalho extensionista na perspectiva de contribuição para o combate e identificação de queimadas no Cariri.
Com o objetivo de monitorar em tempo real os focos de incêndio na região do Cariri, o projeto une a Inteligência artificial com programação. Essa união culminou no desenvolvimento de um dashboard que monitora os focos de incêndio na região através de dados internos e do Instituto Nacional de Pesquisas (INPE).
Dentre as etapas do trabalho, há a criação de um aplicativo para que a população possa contribuir na identificação dos focos de incêndio. Através do App será possível o envio de imagens, localização e outros detalhes para identificar a precisão da ocorrência.
A disponibilidade da plataforma para órgãos públicos e outras entidades, como organização sem fins lucrativos (ONG), faz parte do escopo do trabalho que segue as etapas de desenvolvimento: lançamento, criação do dashboard, aplicativo e convênios.
O lançamento oficial da plataforma está previsto para a segunda semana de outubro e o trabalho pode ser acompanhado pelas redes sociais. Para assistir a reportagem na íntegra, basta acessar: https://drive.google.com/file/d/1l7OhZmpl4OGnTY7eVEqO1wN22SU4Eflu/view?usp=sharing