Em 4 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Braile. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por ser o aniversário de Louis Braille, criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas. O primeiro Destaque da Semana de 2022 é uma homenagem da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) a todos os extensionistas que desenvolvem ações voltadas para a inclusão e a acessibilidade.

A inclusão é um dos pilares da extensão universitária. Diversos projetos ligados à Proex/UFCA possuem ações voltadas para atender as mais diversas necessidades dos nossos estudantes e da comunidade. Mas o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Praped) tem a inclusão e a acessibilidade como eixos centrais.

O programa organiza ações para destacar a promoção da educação de cuidadores e familiares sobre o auxílio no desenvolvimento e na saúde de pessoas com deficiência. Com uma média de 45 participantes por encontro, o Praped teve ações realizadas mensalmente em 2021, com a realização de palestras e debates em torno de temáticas como acessibilidade em escolas da região do Cariri.

Idealizado e orientado pela professora da Faculdade de Medicina da UFCA (Famed), Evanira Rodrigues Maia, O programa ainda conta com dois bolsistas, Yuri Mota do Nascimento e Yuri de Sousa Cavalcante, ambos também da Famed.