Estudantes de todos os campi da Universidade Federal do Cariri (UFCA) puderam conversar sobre extensão e trocar experiências durante o Seja Extensão. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, aconteceu no dia 25 de julho, nos turnos da manhã e da noite, no auditório Beata Maria Araújo, no campus de Juazeiro do Norte. Cerca de 320 discentes da UFCA estiveram presentes.

Os relatos de estudantes mostravam como a extensão universitária é transformadora para todos que são afetados por ela. Thiago Mariano, estudante do curso de Jornalismo e idealizador do projeto Clube da Zueira, contou como a extensão permitiu que ele pusesse em prática um projeto que ele já tinha há algum tempo. “Quando entrei aqui, ainda como estudante de Engenharia, eu não pude ter contato com muitos projetos. Depois, decidi cursar Jornalismo. Aí ouvi falar em extensão e que o estudante ainda tinha essa moral de propor um projeto. Procurei um professor, que atuou como tutor, e submeti o projeto”, contou Thiago, compartilhando a experiência dele com as demais pessoas que estiveram no Seja Extensão.

Thiago Mariano, estudante de Jornalismo e idealizador do cine clube universitário Clube da Zueira, pode tocar para frente um projeto antigo por meio da extensão.

O Clube da Zueira foi o ganhador do prêmio Você Faz a Extensão de 2022, na categoria Cultura.

A interdisciplinaridade também foi apontada como característica intrínseca aos projetos de extensão. A estudante Larissa Silva Alencar, do curso de Engenharia Civil, destaca como ela, por meio da extensão, conseguiu adquirir novos conhecimentos e aprender sobre a saboaria medicinal. É assim que ela compartilha esse conhecimento com estudantes de escolas do ensino médio da região do Cariri. “A minha área de atuação é a engenharia civil, que não tem nada a ver com isso aqui. Mas isso é o bom da faculdade, porque você pode ter experiências em outras áreas que não têm nada a ver com a sua e descobrir outras coisas que você gosta também”, explica a estudante.

Larissa Alencar, estudante de Engenharia Civil, aprendeu e ensinou sobre a saboaria medicinal durante a experiência dela com a extensão universitária.