Desabafou, Fernanda Bastos, voluntária do UFCão e ativista da causa animal. Para ela “a gente precisa debater esse tipo de problema (problemática socioambiental dos animais abandonados) para realmente entender o que é”.
O Projeto de extensão UFCão, realizou na última quarta-feira, 02 de setembro de 2019, uma roda de conversa com o tema “Conscientização: uma aliada no combate ao abandono de animais”. A atividade ocorreu no Auditório Bárbara de Alencar, no campus da UFCA em Juazeiro do Norte.
Para mediar o momento, estiveram presentes a Médica Veterinária Dayse Ferreira, o coordenador do curso de medicina veterinária da FJN Guilherme Sobral, a coordenadora do Centro de Controle e Zoonoses Rosilene Alencar, o ativista da causa animal e fundador do projeto Vida de Cachorro Glauber Oliveira e a ativista e presidente da Associação Defensora dos Animais Carentes Mariângela Bandeira.
O evento foi gratuito e aberto a toda comunidade, segundo Fernanda Bastos, Voluntária do UFCão “esse tipo de problema precisa ser dialogado, para que as pessoas precisam tomar conhecimento de como é a realidade de juazeiro do norte, a nível de gestão mesmo, como é que ela tá tentando amenizar esse problema”.
O projeto
O Projeto UFCão surgiu a partir de uma necessidade do Campus Juazeiro do Norte da UFCA, no qual, já era desenvolvido um trabalho voluntário, que busca dar condições mínimas de sobrevivência aos animais que vivem no campus. O Projeto de extensão leva através de suas ações informações relevantes sobre a problemática socioambiental dos animais abandonados nas ruas, tentando assim contribuir para que a comunidade saiba quais direitos e deveres envolvem esta esfera.
Em 2018, foram mais de 400 pessoas beneficiadas diretamente e 1.522 pessoas beneficiadas indiretamente. Neste ano de 2019, de março a julho, foram beneficiadas diretamente aproximadamente 900 pessoas.