A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) lança nesta sexta-feira a categoria “Destaque da Semana”. A iniciativa visa homenagear, reconhecer e dar ainda mais visibilidade ao trabalho de extensão universitária que vem sendo realizado por estudantes, professores e demais servidores da instituição. A partir de agora, todas as sextas-feiras, vamos apresentar projetos e programas que promovem a integração da universidade com as comunidades da região, bem como perfis de coordenadores, tutores, bolsistas e voluntários das ações extensionistas.

Para abrir esta série de homenagens, escolhemos uma professora que atualmente participa simultaneamente de cinco projetos de extensão e que vem desenvolvendo ações extensionistas desde quando a UFCA ainda fazia parte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Liana Esmeraldo, que leciona nos cursos de Administração e Medicina da UFCA, atua na Extensão há treze anos, antes mesmo de ter projetos oficialmente submetidos. Graduada em Psicologia pela UFC, Liana possui Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e é Doutora em Desenvolvimento Sustentável com ênfase em Política e Gestão da Sustentabilidade pelo Doutorado Interdisciplinar (DINTER)/PPGCDS-UnB/UFCA.

O início da trajetória como extensionista foi em 2008 quando, a partir de um pedido dos estudantes, criou seu primeiro projeto, o Núcleo em Gestão de Pessoas (NUGEP), que até hoje oferece capacitações para o mercado de trabalho, orientação profissional e promoção da qualidade de vida para a comunidade interna e externa da UFCA. O projeto iniciou seu processo e planejamento todo em setembro daquele ano. “Comecei a dar palestras, minicursos e oficinas sobre a temática. Em 2009, submeti o projeto para a UFC”, relembra a professora. Dois anos mais tarde, em 2010, o NUGEP ganhou o Prêmio ESARH (Encontro Sul-americano de Recursos Humanos) na categoria Responsabilidade Social.

Ainda em 2009, Liana cadastrou seu segundo projeto, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUAP), que oferecia atendimento psicológico gratuito aos estudantes. Em 2011, o projeto começou a fazer atendimentos fora da universidade, nas comunidades e escolas da região, fornecendo orientação profissional para instituições públicas e privadas. Três anos mais tarde, começou a lecionar a disciplina de Psicologia Médica no curso de Medicina, passando a desenvolver uma série de projetos e ações em parceria com estudantes desta graduação.

Atuais projetos

Atualmente, além do NUGEP, Liana também coordena o Projeto Intervenção Psicossocial de Apoio em Saúde Mental (IPASME), que, por meio do programa UFCA Itinerante, promove ações integrativas de atenção à saúde mental dos estudantes da rede pública, identificando e promovendo estratégias de intervenção e prevenção de possíveis transtornos mentais e comportamentais. Ela também está à frente do Projeto de Educação Financeira e Empreendedorismo em Medicina (PEFEM), que promove uma integração da UFCA com a comunidade externa, oferecendo informações fundamentais relacionadas ao âmbito financeiro e empreendedorismo para promoção de um crescimento econômico com responsabilidade social.

Também é coordenadora do Projeto Clube das Ciências, que leva conhecimento científico e prático, estimulando a curiosidade de crianças e jovens da rede pública com palestras e experimentos desenvolvidos pela equipe. Mais recentemente, em 2021, entrou em vigor seu mais novo projeto, “Famílias Fortes”, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, Prefeitura de Juazeiro do Norte e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), que procura estabelecer vínculos dentro do ambiente familiar de modo que previna o uso e abuso de álcool e drogas. “Quem chega perto de mim faz Extensão”, finaliza com felicidade a professora que há mais de uma década promove a integração da academia e da comunidade em seus projetos, criando conhecimento e promovendo ações direcionadas à qualidade de vida.