A UFCA Itinerante realizou na última quinta, dia 16 de maio, a segunda edição de pequeno porte de 2019 em Caririaçu, município integrante da Região do Cariri. As ações ocorrem na Escola de Ensino Médio Plácido Aderaldo Castelo, ao todo foram 285 estudantes diretamente beneficiados pela iniciativa.

Com o objetivo levar atividades e projetos da UFCA para fora do Crajubar que, por razões ligadas principalmente à distância, ainda não são impactadas pelas iniciativas de extensão, a UFCA Itinerante contou nesta edição com uma equipe de 11 pessoas, sendo um servidor, uma bolsista do Núcleo de Divulgação e 9 extensionistas de três projetos: 5 do Jardim sensorial; 2 do UFCão e 2 da Horta Orgânica na UFCA.

As atividades foram divididas em dois momentos distintos, no primeiro os alunos participaram  de uma roda de conversa sobre a causa animal e hábitos alimentares, realizadas pelos bolsistas do projeto UFCão e Horta Orgânica na UFCA, respectivamente. No segundo momento os alunos seguiram para o pátio onde os extensionistas do Projeto Jardim Sensorial, ensinavam através da vivência a inclusão social e o respeito ao meio ambiente.

Para Viviane de Morais Borges, diretora da escola, “receber os estudantes da Universidade Federal do Cariri é um momento para encorajar nossos alunos a querer entrar na faculdade, essa ponte ensino médio e universidade é muito importante, muitos alunos nossos não vislumbram o ensino superior, eles tem a universidade como algo muito distante, para alguns nem faz parte do sonho de vida e ver jovens que já estão lá é para gente algo interessantíssimo, por que faz com que eles se incentivem a buscar algo novo”.

IMG_20180703_152928126

As ações itinerantes atendem aos seguintes objetivos do Planejamento Estratégicos Institucional da UFCA: contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e a dinâmica cultural; intensificar e integrar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura e integrar a universidade com a comunidade e promover a internacionalização.

O estudante do curso de Agronomia Rawell Costa, extensionista do Projeto Jardim Sensorial, acentua a importância dessa experiência para a vida acadêmica “é uma vivência única, a gente percebe que todo estudo, toda pesquisa pode ser aplicada através da extensão à prática, levar o conhecimento acadêmico da sala de aula para a comunidade é muito gratificante”.

A Interiorização das ações de extensão realizadas através da UFCA Itinerante, também tem como propósito fazer com que a universidade seja conhecida em todos os municípios que compõe a Região do Cariri.

“A extensão permite o contato direto com a comunidade que é muito importante para o conhecimento de que universidade não é só sala de aula, a gente pode ir para fora e levar muita coisa legal, sair do CRAJUBAR também é muito importante, pois muita gente ainda não conhece a UFCA, e quanto mais pessoas a gente atingir mais a informação se multiplica e o conhecimento se propaga, as ações de extensão trazem conhecimento que é científico e comprovado para as pessoas multiplicarem” destaca Fernanda Bastos, estudante de Administração e bolsista voluntária do Projeto UFCão.

O contato direto com a universidade foi uma novidade para os estudantes.  Francinalda Alves da Silva, aluna do terceiro ano, falou um pouco sobre a experiência “conhecer a universidade e os cursos é essencial porque nem todas as pessoas têm acesso, por exemplo, esse foi o meu primeiro contato com o ensino superior”

As atividades realizadas através da UFCA Itinerante de pequeno porte tem a duração de um dia, o novo formato já está na sua segunda edição, a próxima atividade está prevista para o dia 31 de maio no município de Barro.