As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) são espaços interdisciplinares criados em diversas universidades brasileiras, com a perspectiva de articular ensino, pesquisa e extensão em torno do tema da Economia Solidária.

A incubação em Economia Solidária estimula processos de geração de trabalho e renda, de forma coletiva, especialmente voltados para camadas sociais vulnerabilizadas, a exemplo dos segmentos da agricultura de base agroecológica, do artesanato, das finanças solidárias, entre outros.

Diante dessa realidade, em 2008, foi criada a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS) e, no ano seguinte, tornou-se um programa de extensão da então Universidade Federal do Ceará no Cariri – que em 2013 tornou-se a Universidade Federal do Cariri (UFCA) – vinculada ao Curso de Administração Pública e Gestão Social.

A ITEPS tem como objetivo desenvolver ações estratégicas que orientam a inserção de empreendimentos populares e solidários, ampliando a geração de trabalho e renda, constituindo-se como núcleo de conhecimento, que agrega docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, fortalecendo o desenvolvimento sustentável no Cariri.

Entre os dias 25 a 29 de abril de 2023, ocorreu no conjunto Palmeiras, na sede do Instituto Palmas, em Fortaleza, o Seminário que celebrou os 25 anos do Banco Palmas, com a participação de gestores públicos, professores e diversos movimentos sociais, para debater sobre o desenvolvimento local, novas tecnologias, questões climáticas, economia circular, etc.

Na noite do dia 26, a Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) foi agraciada com o prêmio de reconhecimento de sua atuação. Representando a ITEPS/UFCA, a professora Victoria Paiva recebeu o prêmio.

A Extensão Universitária da UFCA torna-se mais sólida cada vez que seus projetos e programas são reconhecidos por criar pontes e trocar saberes com a comunidade externa.