“Foi um momento ímpar. Ver o brilho nos olhos de nossos alunos e alunas, a curiosidade de conhecer como as coisas acontecem na universidade” foi o que disse o diretor da E.E.E.P. Prof. José Osmar Placido da Silva, Firmino Tavares Neto, da cidade de Barro. O professor enalteceu  a riqueza do evento, frisando principalmente o valor da troca de conhecimentos e a aproximação da universidade com o ensino médio e elogiou o trabalho da UFCA.

Foi nesse clima de cooperação e compartilhamento de saberes que na última sexta feira, dia 31 de maio, a UFCA Itinerante efetuou mais uma ação de pequeno porte. Dessa vez a cidade contemplada foi Barro, situada à cerca de 90 km de Juazeiro do Norte. A E.E.E.P. recebeu uma equipe de 9 pessoas, na ocasião 350 alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os programas e projetos de extensão da UFCA.

Ao todo foram apresentados 3 dos mais de 80 projetos, programas e ações de extensão da PROEX, na ocasião os extensionistas dos projetos de Extensão Horta Orgânica na UFCA, Escritório Habitar e UFCão apresentaram temáticas em volta de seus projetos, além de dialogarem com os estudantes do ensino médio, tirando dúvidas sobre seus respectivos cursos.

 

Ensino superior abrindo os horizontes

Para Ana Beatriz Santos Andrade, 16 anos, estudante do terceiro ano, o valor desse evento está na renovação dos sonhos e projetos de buscar um nível superior. Segundo ela havia uma apreensão quanto ao futuro das universidades, devido aos cortes na educação, todavia esse momento serviu para renovar os sonhos. As palestras feitas pelos discentes da UFCA ampliaram a visão sobre os caminhos a serem seguidos no pessoal e no profissional, “nos levaram a um conhecimento melhor de como é o nível superior, e com certeza esperamos ter mais momentos assim e até a oportunidade de conhecer a UFCA” acrescentou, Ana Beatriz. 

A estudante de administração, Fernanda Bastos, participante do Projeto UFCão, destacou a relevância desse tipo de ação para a formação acadêmica e profissional, “eu fico muito feliz em participar da UFCA  Itinerante, por que é um momento em que podemos ter um diálogo com a comunidade, é muito importante que a comunidade saiba que a UFCA é muito mais do que sala de aula, um bom profissional não se forma só dentro da sala, ele tem que interagir, tem que fazer atividades extras”

Na opinião de Roberto Santos, discente do curso de Engenharia Civil e extensionista do Escritório  Habitar, as atividades de extensão tem grande importância devido sua capacidade de levar técnicas e tecnologias desenvolvidas nos mais diversos setores da universidade para uma sociedade que necessita de preenchimento em muitas áreas.“Foi uma experiência incrível e que mostrou ter bastante potencial para bons resultados. Além do público alvo que demonstrou grande desejo de ingressar na universidade, muitos dos extensionistas puderam melhorar suas habilidades individuais e coletivas.” Disse Roberto

Assim, a extensão segue fazendo seu papel de aproximar a universidade da comunidade. Confira as imagens das ações que aconteceram em Barro.

IMG_20180703_152928126