No último final de semana, mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Ceará, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, há alguns anos, diversos projetos de extensão universitária voltados para preparar jovens para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES). São cursinhos preparatórios, ações de orientação profissional, de intervenções psicossociais de apoio e de saúde integral dos estudantes. Todos os projetos são gratuitos e direcionados para estudantes da rede pública de municípios da região do Cariri.

Levantamento realizado pela UFCA constatou que, somente em 2021, 33 estudantes de cursinhos preparatórios para o ENEM oferecidos pela instituição foram aprovados em processos seletivos de IES. Deste total, 19 estudantes participaram de atividades do cursinho Logus, sendo 16 em instituições públicas. Já o cursinho Edificar teve 14 aprovados, sendo quatro em instituições públicas de ensino. Ambos os cursinhos preparatórios são projetos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA).

Além dos cursinhos preparatórios, a UFCA vem realizando diversas ações com estudantes do ensino médio voltadas para a preparação dos jovens para o ENEM e para o mundo do trabalho. Ao longo deste ano, o Programa UFCA Itinerante na Rede cumpriu um intenso cronograma de atividades de extensão universitária em escolas da rede pública de ensino de diversos municípios caririenses. Com a pandemia, as atividades foram realizadas de modo remoto, com aulas, palestras e orientações acontecendo em salas virtuais, pela internet.

Entre as iniciativas do Programa UFCA Itinerante estão o projeto “A Caminho do ENEM: UFCA na Escola”, que visa compreender problemas de saúde prevalentes na região, com enfoque em uma conscientização da saúde pública, procurando desenvolver nos estudantes um senso crítico e buscar ampliar essa temática para que seja aplicada em questões do ENEM. Já o projeto “Corpo, Saúde e Vestibular” promoveu diversas ações de Ensino de anatomia e fisiologia humana focado no ENEM, buscando disseminar conhecimentos básicos sobre disciplinas da área da saúde e reduzir desigualdades presentes no processo seletivo. Durante este ano, extensionistas do projeto “Orientação Profissional na Escola”, também aplicaram questionários, realizaram dinâmicas e debates para auxiliar na procura de cursos e oportunidades que contribuam para que os estudantes pudessem identificar suas devidas aptidões e carreiras profissionais.