Uma parceria entre o Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS) e do Programa Paidéia Cidade Educadora, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri –Proex/UFCA resultou na elaboração de uma cartilha virtual, desenvolvida a partir das atividades em comunidades urbanas, rurais e periurbanas dos municípios Caririenses de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
A cartilha intitulada “Interlocuções Juvenis: Democracia, Participação e Sustentabilidade na Prática” surgiu através das ações de extensão, junto a crianças, adolescentes e jovens, mediante metodologias educativas libertárias e populares, almejando contribuir para a construção de cidadãos mais conscientes da sua realidade social/política e direitos. O produto coletivo foi escrito pelos estudantes de graduação, envolvidos nas atividades dos respectivos programas, os quais usaram de suas experiências pessoais para a escolha dos temas e construção dos textos.
As ações foram iniciadas no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte. Questões ligadas à comunidade como políticas públicas e cidadã, responsabilidade social, sustentabilidade, mudanças socioambientais e formas de representação foram abordados entre as oficinas. Escolas de ensino médio também foram contempladas com as ações dos projetos, como é o caso do colégio Polivalente Presidente Geisel, onde 30 alunos participaram das discussões sobre ambiente urbano. “Percebemos que existia uma fragilidade muito grande desse nosso público alvo em compreender como a sociedade se organiza do ponto de vista político e entender a participação dos entes nas políticas públicas e qual a responsabilidade de cada cidadão no controle da execução dessas políticas.” Explica a professora Polliana Barreto, coordenadora do programa Paidéia Cidade Educadora.
A comunidade do Alto da Penha, em Crato, também participou da conversas, discutindo sobre participação popular e controle social. Por fim, em Barbalha, foi ministrado um curso de extensão voltado para políticas públicas, que resultou no produto final da atuação. “Deixar um legado tanto para os jovens que já foram atendidos por nós, por meio das atividades da extensão, mas também para outros que tenham interesse na mesma temática[…] para que saibam a importância dessa representação e possam pensar a cidade mais justa e sustentável” afirma o professor Diego Coelho, coordenador do projeto LAURBS, segundo ele, a medida que a atuação era consolidada, foi possível perceber a necessidade de discutir as temáticas abertamente e torna-las acessível ao público.
Atuação em tempos de pandemia
Assim como todas as demais ações, os projetos também tiveram que se reinventar durante o isolamento social: intensificando a atuação nas redes sociais. O LAURBS, realizou o primeiro Simpósio de Políticas Urbanas, Sociais e Ambientais do Cariri – SIMURBS com o tema “Políticas Públicas, meio urbano e desenvolvimento”. O Paidéia, por sua vez, criou o projeto Sábado de Leitura, voltado para estudantes de ensino médio da rede pública, com o objetivo de incentivar a leitura e democratizar livros digitais. O que, segundo os idealizadores, apesar das dificuldades de distanciamento, foi fundamental para diversificar os conteúdos e atingir um público que antes não era alcançado. “Temos uma ótima expectativa quanto ao produto desenvolvido. A cartilha contém um conteúdo muito rico desenvolvido por nós, bolsistas, a partir da interação com o público, e com muita pesquisa e revisão de nossos coordenadores[…] esperamos que a divulgação possa se dar de forma ampla”, Afirma Regina Pimentel, estudante extensionista do programa.
O produto final coletivo buscou adotar uma linguagem mais acessível, direta, cotidiana, com analogias e sem jargões, que contextualizasse as vivências e realidades de todos, especialmente, dos jovens. Geovane Gesteira, estudante de administração pública e gestão social, integra o projeto LAURBS, e diz que o conteúdo foi pensado para ser acessível a todos os públicos: jovens das comunidades, estudantes de graduação e a população, como um todo, do Cariri. “Adotamos uma linguagem coloquial, metáforas, comparações e incorporamos o gênero textual ‘ divulgação científica’ no intuito de disseminar obras e pensamentos que, muitas vezes, se privam a academia, mas são elementares de serem discutidos pela população”, comenta.
O material está subdividido em dez breves capítulos, os quais são:
1. “Democracia nossa de cada dia”: vamos conversar sobre democracia semidireta e participação social no Brasil?;
2. O sufrágio universal (voto): um direito de todxs?;
3. Poder executivo: o que – é isso?;
4. Você sabe o que é o poder legislativo e o que faz um – vereador?;
5. Você sabe o que faz o poder judiciário?;
6. Participação e controle social: você sabe a importância disso na sua vida?;
7. Direito à informação: você – sabe o que significa?;
8. O que são políticas públicas?;
9. O que é e qual a importância da qualidade de vida urbana?;
10. Eco-ar da resistência: você sabe o que é sustentabilidade?