O Projeto Formação do Olhar: Imagem e Linguagem Visual, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFCA, finalizou na última quarta-feira (30) uma oficina de três dias que abordou a experiência artística sobre o retrato na EEMTI Tiradentes, em Juazeiro do Norte. A ação também será ministrada em outras escolas da região.

IMG_20170828_142213850

Com o objetivo de levar conhecimento sobre arte, retrato e representação, a oficina se dividiu em três momento. O primeiro se caracterizou por uma introdução à história da fotografia e da arte; já no segundo dia, os alunos tiveram a experiência de fotografar uns aos outros, em dupla; e no terceiro e último dia, as fotos tiradas foram impressas em preto e branco para que os estudantes pudessem adicionar cor com materiais, como glitter, fitilho e recortes de revista, finalizando o trabalho com uma exposição dentro da própria escola.

A professora e coordenadora da ação, Elane Abreu, conta que a atividade ajudou também a trabalhar a identidade do jovem e como ele se vê: “propor esse tipo de atividade é interessante porque eles passam a se pensar enquanto indivíduos, pessoas, com suas personalidades e preferências”. A ministrante relatou que sugeriu aos alunos que levassem vestimentas que os representassem no dia do retrato, deixando de lado o uniforme.

IMG_7812

A estudante Dellys, de 15 anos, foi uma das participantes da oficina e destaca a oportunidade de aprender sobre fotografia na escola: “descobrimos como fazer uma foto diferente, com efeito, foco e luminosidade”. Já a colega Evellyn, 15 anos, fala sobre o duplo papel que teve que exercer na atividade: “aprendemos a tirar a foto de uma pessoa, como eu tirei a dela e ela a minha. Além de estarmos atrás da câmera, também ficamos à frente”.

O projeto tem o objetivo de estimular os alunos de ensino médio a pensar a linguagem visual. Na ativa desde o começo do ano, a ação ainda pretende realizar outra oficina em outubro, na EEFM Dona Clotilde Saraiva Coelho.