A Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFCA), através do Núcleo de Articulação Incentivo e Fomento da Extensão (NAIFE), realizou na sexta-feira, dia 06, às 14h, no Miniauditório Bárbara de Alencar (bloco E, sala E21), o 1º Café Extensão Conecta, com a participação da comunidade interna e diversos segmentos empresariais da região do Cariri.

O 1º Café Extensão Conecta, além da aproximação com instituições públicas e privadas, promoveu um longo debate sobre interprofissionalidade, perfil dos egressos da UFCA  e sua inserção no mercado de trabalho. Ficou claro, ainda, a necessidade de intercambiar conhecimento, desenvolver novas tecnologias, além de firmar parecerias entre o setor público e o setor privado.

A UFCA é vista como um importante centro de propagação do conhecimento, por ser uma descentralizadora das relações e do conhecimento.  Um exemplo é o Núcleo de Apoio Financeiro – NAF- que une o curso de Ciências Contábeis (UFCA) com a Receita Federal do Brasil, com sede em Juazeiro do Norte.

Destacamos a participação da professora Luciana Karina Joly, do Curso de Música (UFCA), que além de discorrer sobre os benefícios da música no ambiente de trabalho, compra de equipamentos adequados para os discentes realizarem aulas práticas, enfatizou a necessidade de contratação de mais profissionais desse setor. Brindou-nos ao piano com uma ária do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos.

Além disso, Miriam Royer, coordenadora do Curso de Letras-Libras (UFCA), destacou a necessidade da capacitação em Libras de funcionários dentro das empresas da região para que possa atender, sobretudo, incluir a comunidade surda. Contamos ainda com a presença da Tv Verde Vale, de Juazeiro do Norte, para registrar esses momentos de aprendizado e de interlocução entre a Universidade e a Sociedade Civil, para o desenvolvimento sustentável da região do Cariri.

Nas palavras da Pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, o objetivo do 1º Café Extensão Conecta cumpriu seu “objetivo de promover a troca de conhecimentos e estreitar laços, já que profissionais de diversas áreas da região, docentes e estudantes puderam desfrutar de um diálogo profícuo para o futuro do mercado de trabalho”.

Por fim, firmou-se entre os presentes o interesse da realização do 2º Café Extensão Conecta, que será realizado, possivelmente, no início de 2025.