Edição 2023

Apresentação

Falar em público é uma tarefa necessária em nossos dias, principalmente dentro do ambiente acadêmico. No entanto, há pessoas que ficam em pânico, quando é preciso discursar diante de uma plateia, mesmo que pequena. O minicurso tem como objetivo capacitar os participantes na organização da apresentação oral por meio de dicas, técnicas e ferramentas, assim, tornando-os aptos para falar em público em eventos como lives, aulas, etc.

• 1 O despertar da oratória;
  • 2 O medo de falar em público:
    • 2.1 Entendendo o medo;
    • 2.2 Mudança de atitude;
  • 3 Elementos da Comunicação;
    • 3.1 Linguagem falada e linguagem escrita;
    • 3.2 Qualidades da Linguagem;
    • 3.3 Vícios da Comunicação.
  • 4 Encadeamento lógico de ideias:
    • 4.1 Organização, objetividade, clareza, exatidão;
    • 4.2 Roteiro de apresentação
  • 5 Atributos de um bom orador:
    • 5.1 Credibilidade;
    • 5.2 Naturalidade;
    • 5.3 Emoção;
    • 5.4 Conhecimento;
  • Depoimentos sobre o momento.

Objetivos

Capacitar os participantes na organização da apresentação oral por meio de dicas, técnicas e ferramentas, assim, tornando-os aptos para falar em público em eventos como lives, aulas, etc.

Ministrante

• Profa. Luciana Bessa

Carga horária: 4 horas

Edição 2022

Apresentação

A oficina tem como objetivo capacitar os participantes na organização da apresentação oral por meio de dicas, técnicas e ferramentas, assim, tornando-os aptos para falar em público em eventos como lives, aulas, etc. É promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA).

• Comunicação, língua e linguagem;
  • Linguagem verbal (língua falada e língua escrita);
  • Linguagem não verbal (e linguagem corporal);
  • O discurso argumentativo.

Objetivos

Capacitar alunos e participantes do curso na organização da apresentação oral por meio de dicas, técnicas e ferramentas, assim, tornando-os aptos para falar em público.

Ministrantes

• Prof. Luís André Bezerra de Araújo

Carga horária: 3 horas

Edição 2021

Apresentação

A oficina tem como objetivo capacitar os participantes na organização da apresentação oral por meio de dicas, técnicas e ferramentas, assim, tornando-os aptos para falar em público em eventos como lives, aulas etc. É promovida pela Pró – Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA).

Conteúdo

Preparação de roteiro de apresentação oral; técnicas para aprimorar dicção e entonação da voz, improvisação, ambientação, organização do discurso e sobre o uso adequado das ferramentas de comunicação para realização de lives, aulas e outros tipos de apresentação em formato remoto.

Ministrantes

• Prof. Edwin dos Santos Carvalho