Nesta terça-feira, dia 24 de junho, ocorreu o lançamento da Rede de Extensão Intersetorial do Ceará, Campus do Pici (Fortaleza), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Lembramos que a Rede Interset-CE, cujos trabalhamos deram início há quase dois (2) anos, é uma iniciativa da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE), do Ministério da Educação (MEC).

Segundo Fabiana Lazzarin, Pró-reitora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), “A Rede de Extensão do Ceará foi pensada entre as sete  (7)  Pró-reitoras de Extensão das Instituições Públicas do Ensino Superior (IPES), a saber: UFCA, UFC, URCA, UECE, UNILAB, UVA e IFCE,  para o fortalecimento da extensão e para que objetivos comuns possam ser trabalhados  em conjunto de forma intersetorial dentro do estado do Ceará, respeitando e observando as especificidades de territorialidade de cada instituição e de seu entorno”

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), que teve onze (11) projetos aprovados que geram impacto social e educacional em consonância com as diretrizes nacionais de extensão no ensino superior,  esteve presente ao evento: Alessandra Maria da Silva (Projeto – Quintais produtivos do Cariri caipira), Tharcísyo Sá (Projeto – Planetarium Kariri), Sally de França ( Projeto – Mamulengos da saúde), Luís Fabrício (Projeto –  Monitor queimadas Cariri), Ana Cândida Almeida Prado (Projeto – Embaixadores das Engenharias), Polyandra Zampiere (Projeto- Conecte-se: integração profissional e desenvolvimento regional), Maria do Socorro Vieira dos Santos  (Projeto – Liga Acadêmica de Saúde Única), Milton Jarbas Rodrigues Chagas (Projeto – Educação fiscal e financeira: diálogo de cidadania), Roberto Flávio (Projeto – Cores vivas), Beatriz Gondim Matos  (Projeto – Observatório Kariri de Economia Criativa), Karine Pinheiro de Souza (Projeto –  Laboratório de extensão, cultura e inovação). Tais ações receberão no total cinquenta e seis (56) bolsas de graduação e onze (11) bolsas para os coordenadores dos projetos, perfazendo um total de R$ 1.071.274.00 reais.

Por fim, Fabiana Lazzarin destaca que a “Rede de Extensão do Ceará está sendo embrionária neste processo. É a primeira Rede de Extensão em território nacional que o MEC atuará de forma intersetorial”.

 “O investimento e financiamento na extensão é primordial para garantir valores democráticos de igualdade de direitos e inclusão social”, frisou a Pró-reitora. Investir na extensão é investir em conhecimento, é fortalecer pessoas, é contribuir para a cidadania e na diminuição de desigualdades.