A construção do Jardim Sensorial, foi uma das principais atividades realizadas pelo projeto Sementes do Amanhã: promovendo a inclusão e educação ambiental. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFCA o projeto atua desde 2012 no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) no campus da UFCA, município do Crato, promovendo ações educativas, ambientais e inclusivas.
Para compor o Banco de Tecnologia Social as metodologias foram reconhecidas como soluções capazes de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas e que possam ser implementadas em âmbito local, regional ou nacional. Ao todo foram selecionadas 118 iniciativas brasileiras e cinco da América Latina. No Ceará cinco iniciativas foram adicionadas no Banco, entre elas o JARDIM SENSORIAL/CCAB/UFCA.
A ação irá concorrer ainda ao Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, competindo com outros 400 inscritos na área de educação. A próxima fase prevista para a segunda quinzena de julho, listará os 24 finalistas que irão disputar R$ 700.000,00 em prêmios.
A participação no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é aberta às instituições sem fins lucrativos. De acordo com o site da fundação, o objetivo do prêmio é identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e implementadas, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.