O I Seminário de Curricularização da UFCA, promovido pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e Pró-reitoria de Ensino (PROEN), na última sexta-feira (8), discutiu a obrigatoriedade da implantação de unidades curriculares de extensão nos PPCs dos cursos da Instituição. A mesa contou com a participação da professora Ana Inês Sousa, superintendente de Formação Acadêmica de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do professor Etevaldo Almeida Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento ocorreu no auditório do Campus Juazeiro do Norte.

O debate girou em torno da necessidade de integração das ações de extensão nos cursos superiores, com base no projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE), para o decênio 2014-2024. A meta é assegurar, no mínimo, que sejam realizados 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.

A professora Ana Inês Sousa relatou sua experiência à frente do processo de normatização e creditação da extensão universitária na UFRJ, que foi aprovada pelo Conselho de Graduação (CEG) em junho de 2013. Na UFRJ, os projetos de extensão foram incorporados ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) dos estudantes com a descrição, o número de vagas, de inscritos e a participação da comunidade acadêmica nos grupos de extensão. Ana Inês defendeu ainda a necessidade de um diálogo integrado entre a PROEX e a PROEN para a efetivação da curricularização da Extensão na UFCA.

Segundo a convidada, essa abertura para um currículo flexível permite que o estudante tire o foco das salas de aulas, permitindo ao discente construir seu próprio currículo, a partir de suas aptidões.

Em seguida, o professor Etevaldo Silva explicou os caminhos acadêmicos para a tessitura das propostas de curricularização da extensão nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de graduação e a sua experiência no processo de construção da normatização de projeto de extensão na UERN. Ele reforçou a relevância de implementação dessa política nacional nos cursos de graduação, que inclui seminários, criação de minutas, revisões e consultas públicas, até que a resolução seja aprovada e implementada.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFCA, Cléo do Vale, a meta é continuar com a realização de seminários para debater, junto à comunidade acadêmica, quais as estratégias para a construção e introdução dos projetos de extensão nos currículos acadêmicos de graduação.

A PROEX convida a todos para o debate e ressalta a importância da participação da comunidade acadêmica nos próximos encontros.