Nesta última sexta-feira (16/12) os(as) doutorandos(as) em Desenvolvimento Sustentável, pelo Doutorado Interinstitucional – Universidade Federal do Cariri/ Universidade de Brasília (DINTER-UFCA/UnB), organizaram um ciclo de palestras e debates a partir do tema ‘Fazendo da Aridez uma vantagem’. O evento foi promovido no Auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte, das 08h00 às 21h00.
A solenidade de abertura contou com a presença da Prof.ª Cláudia Araújo, Pró-Reitora de Extensão, no exercício da Reitoria; Maria Laís Leite, Pró-Reitora Adjunta de Extensão; Prof. Vicente Helano Feitosa, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; e o Prof. João Nildo de Souza, Coordenador do DINTER-UFCA/UnB em Desenvolvimento Sustentável. Na mesa de abertura foi pontuada a importância da extensão para a formação do(a) estudante, desde graduandos(as) a doutorandos(as), assim como, foi ressaltado o papel da pesquisa dentro desse contexto.
Pela manhã houve uma palestra com o Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFCA Yarley Brito retratando a ‘Crise Hídrica no Cariri: Cenários e Perspectivas’. Ele apresentou vários indicadores e pesquisas sobre a situação hídrica do estado do Ceará e da Região Metropolitana do Cariri. Em seus argumentos, comentou que apesar da escassez de água e o estado não dispor de grandes tecnologias para o tratamento adequado da mesma, a localidade possui potencialidades ímpares em determinados cultivos e plantações, que poderiam gerar uma boa renda financeira caso houvesse interesse e empenho dos indivíduos para que fossem desenvolvidas tais atividades.
No período da tarde, os(as) doutorandos(as) do DINTER- UFCA/UnB apresentaram seus projetos de pesquisas, somando-se ao todo sete trabalhos. A proposta da socialização com a comunidade externa do curso se deu dentro da disciplina de Energia e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo Prof. João Nildo de Souza. O momento mais esperado do evento, que contaria com a presença da Prof.ª Dra. Tânia Barcelar no período da noite, não foi possível se concretizar devido a problemas de saúde com a palestrante, sendo substituído o espaço por uma mesa redonda com três novos participantes.
Desse modo, no decorrer da noite houve as falas dos Professores Ivês Tavares e Jeová Torres, ambos pertencentes ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA da UFCA, e do Prof. João Nildo de Souza, ligado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. No primeiro momento, o Prof. João Nildo desenvolveu seu diálogo a partir de dados e pesquisas sobre as mudanças observadas no sistema climático. Em seguida, o Prof. Jeová Torres falou em torno dos problemas do Cariri que afetam o meio ambiente e consequentemente a população e, por último, o Prof. Ivês Tavares ponderou o papel da educação como um fator contribuinte para o desenvolvimento do semiárido a partir da instalação da Universidade Federal do Cariri.