Na última quinta-feira, 05, a turma da disciplina de Materiais e processos de fabricação de calçados no curso de Design de Produto da Universidade Federal do Cariri, receberam o artesão e designer Saymo Luna para ministrar uma oficina de tecelagem. A disciplina integra o Programa de Integração Ensino-Extensão (PEEX), cujo o objetivo é realizar ações de extensão na disciplina, articulando o saber acadêmico com saber tradicional, em buscar do desenvolvimento de calçados com técnicas artesanais da Região.
Designer formado pela Universidade Federal do Cariri e artesão, Saymo Luna com apenas 22 anos realiza capacitações na Central de Artesanato do Estado do Ceará (CEART), além de possuir uma marca de mochilas junto com a sua mãe, chamada Ponto 21. A paixão pelo artesanato veio de casa, pois sua mãe já era artesã. Ela foi inspiração para sua vida pessoal e profissional, pois ela estava como referência no seu projeto de gradução com o título: “Processo de desenvolvimento de tecido artesanal com a palha de bananeira e aplicação de acessórios em moda”.
Juliana Loss Justo, coordenadora de ações de Extensão e professora da disciplina, disse que a ideia dessa oficina partiu do vínculo com o PEEX, pois ela sempre teve interesse na área de calçados com o uso da técnica artesanal, pois o contato com as indústrias ainda é um processo falho. Essa é a primeira oficina do projeto e ao decorrer do ano, outras serão realizadas.
Os alunos mostraram-se bem participativos. No início, o palestrante deu um apanhado de como surgiu a tecelagem, até a parte prática, onde os estudantes poderam executar um pouco dessa técnica. Kaio Luna, um dos que estavam presentes, achou interessante trazer esses processos do design, pois assim como o Saymo, seu objeto de estudo para o trabalho de conclusão de curso é o artesanato e elogia a metodologia da professora. “A forma de ensino da Juliana faz forte ligação para o que ela traz em sala de aula, pois nós vemos tanto a perspectiva do calçado para a área industrial como artesanal”, finalizou.