Os Programas Institucionais de Extensão (PIEs) são ações acadêmicas geridas pela própria Pró-Reitoria de Extensão em conjunto com uma equipe de professores, técnicos, estudantes e comunidade externa. Atualmente os PIEs contam com as seguintes linhas temáticas:
Linha Temática: Educação e Ações Afirmativas.
O programa tem por objetivo fomentar o debate e criar ferramentas para adoção de novas ações afirmativas adequadas aos projetos existentes na UFCA e junto às instituições públicas de educação no Cariri e pretende realizar ações junto a estudantes do ensino médio nas escolas públicas para publicizar a temática e desenvolver estratégias que visem seu empoderamento tornando-os multiplicadores.
As ações afirmativas, nos dias correntes, é um termo de amplo alcance que designa um conjunto de estratégias, iniciativas ou políticas públicas, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros.
Linha Temática: Saúde e Qualidade de Vida
O PIE – Saúde e Qualidade de Vida tem como proposta integrar corpo discente, docente e membros da comunidade no sentido de desenvolver parcerias e ações conjuntas direcionadas à melhoria das condições de vida e saúde da comunidade do Cariri. Além disso, espera-se causar um impacto positivo nas comunidades circunvizinhas aos campi da Universidade, contribuindo para o pleno exercício da cidadania, a Promoção da Saúde na comunidade, a qualificação na formação acadêmica e o fortalecimento da função social da Universidade. Algumas das ações planejadas pelo PIE-Saúde e Qualidade de Vida são: fortalecer a autonomia da comunidade; proporcionar o compartilhamento de informações sobre saúde e hábitos de vida saudáveis; mediar diálogos com o poder público, com as secretarias de saúde municipais e os representantes dos Programas de Saúde na Família, a fim de estabelecer parcerias pró-saúde comunitária; reforçar a ação comunitária, com vistas ao empoderamento da comunidade; e desenvolver habilidades pessoais e motivar as pessoas a modificar a própria vida e atingir melhor qualidade de vida.
Linha Temática: Agroecologia, Sustentabilidade e Tecnologia Socioambiental
O conceito de tecnologia social, segundo a Rede Tecnologia Social, se refere a “produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social” (RTS, 2014). Neste intuito o programa pretende promover uma série de tecnologias socioambientais, a ser implantado tanto na zona rural (Sítio Carneiros), como na zona urbana (Projeto Nova Vida), do Cariri Cearense, Nordeste brasileiro. Entre outras metodologias, pretende-se trabalhar com dias de campo, assistências técnicas, oficinas técnicas, promover eventos comunitários, realizar eventos na universidade e coleta e análise de dados para publicações.
Linha Temática: Trabalho, Desenvolvimento e Economia Solidária
Linha Temática: Ciência, Educação e Interdisciplinaridade
O PIE Ciência, Educação e Interdisciplinaridade busca englobar várias áreas de atuação de docentes, tendo como foco a Ciência e os seus conhecimentos interdisciplinares, sendo estes projetos voltados ou não para escola. Esta linha agrupa investigações que dizem respeito aos processos de ensino e aprendizagem nas diversas áreas das Ciências (Biologia, Química e Física) e da matemática. Na sua vertente para educação, tem o objetivo de investigar a formação de professores no enfoque da educação científica e tecnológica e sob as perspectivas de suas práticas, teorias e epistemologias em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem e níveis de escolaridade. Abrange investigações tanto da formação inicial quanto continuada de professores. A interdisciplinaridade permite interação entre as diferentes áreas dos saberes (Biologia, química, física e matemática), para o desenvolvimento de ações de extensão voltadas a diversas áreas de atuação e sob diferentes formas de buscar o saber Científico a partir de temas interdisciplinares. Abrange-se nesta linha, qualquer projeto de extensão, voltado ou não para escola que se destine a desenvolver temas nas diversas áreas das Ciências, buscando por meio destes temas, trabalhar sob uma ótica interdisciplinar a fim de atender ao público escolhido.