Aconteceu no período de 21 a 25 de julho o 55º Encontro Regional Nordeste do Fórum de Pró-reitoras e Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX).

No primeiro momento tivemos a conferência de abertura chamada “A avaliação da Extensão Universitária nos instrumentos de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o panorama da Curricularização no Nordeste”, que teve como palestrantes Ester Pereira Neves de Macedo (Representante do INEP), Olgamir Amância Ferreira (Universidade de Brasília – UNB) e como mediadora Fabiana Aparecida Lazzarin (UFCA). Abordou-se o percurso que a representante do INEP tem feito pelas regiões e instituições brasileiras para compreender o escopo da Extensão e, dessa forma, criar propostas para o seu aprimoramento, assim como, as ferramentas de avaliação. A representante da UNB revisitou o conceito de Extensão, a necessidade reformular o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos de graduação e compreender a Extensão Universitária a partir das dimensões: crítica, acadêmica e popular para que seja gerado a dialogicidade.

Houve uma visita ao Espaço Plural em Juazeiro da Bahia, onde fomos recebidos pela Vice-reitora da UNIVASF – Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira. Trata-se de um espaço que abriga diferentes projetos, todos eles relacionados ao estudo, valorização e empoderamento das populações tradicionais da região, tais como, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, povos de fundo de pasto, mulheres empreendedoras e jovens do campo. No primeiro momento, contou o processo de criação do espaço e, em seguida, tivemos uma aula de campo para conhecer as frutas plantadas e um dos projetos de extensão chamado Sisteminha Embrapa – Sistema Integrado para Produção de Alimentos – desenvolve uma série de atividades produtivas de maneira integrada e sustentável, envolvendo agricultura e pecuária.

No segundo momento, houve uma palestra acerca do “Selo ODS: experiências exitosas da Extensão”, cuja palestrante foi Janielly Mantovani e a mediação foi da professora Renata Valéria, ambas da UFRPE. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com o objetivo de promover um futuro mais sustentável para todos até 2030A partir deste ano o ODS 18, Igualdade Étnico-racial, passará a integrar, oficialmente, a cesta das metas globais. Foram apresentados 47 projetos de extensão da UFRPE.

Aconteceu ainda a palestra “A Extensão Universitária e o PAS Nordeste” com os palestrantes Renato Simões (Secretaria Nacional de Participação Social – SNPS/SGPR) e Alexandre Lima (Secretaria de Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte). A mediação ficou sob a responsabilidade do professor Cezar Nonato da UFAL. O PAS Nordeste, idealizado pela Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste (CTAF/CNE), visa integrar políticas públicas para ampliar a produção e o consumo de alimentos saudáveis nos territórios da região, combatendo a pobreza e promovendo o desenvolvimento sustentável e solidário.

Por fim, houve uma fala “Cidadania Fiscal na Extensão Universitária e no Currículo Escolar”. A equipe da 3ª (Camila Maria Rodrigues Marques), 4ª (Luiz Gonzaga Ventura) e 5ª (Manoel Mendes Cerqueira) Região Fiscal, Receita Federal, discorreu sobre “cidadania fiscal no ambiente universitário”. Abordou-se as iniciativas da Receita Federal para conscientizar a população a respeito da função socioeconômica dos tributos. Nesse sentido, a promoção da curricularização em cursos de extensão (Resolução MEC nº 07/2018) pelas instituições de ensino superior é uma oportunidade para compartilhamento de temas e atividades de Cidadania Fiscal.

No último dia do evento, as pró-reitoras e os pró-reitores de extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) do Nordeste reuniram-se, presencial e virtualmente, na UNIVASF, em Petrolina/PE, para redigir a Carta do 55º Encontro do FORPROEX Nordeste.  Em seguida, ocorreu a eleição dos novos presidentes do Fórum, a escolha da próxima capital do Nordeste que sediará o FORPROEX Nordeste em 2026 (Teresina-Piauí).