Aconteceu no dia 08 de agosto um encontro das Pró-reitoras de Extensão do estado do Ceará, no campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), convocado pela Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab) – por meio do programa “Proex Convida”, cujo tema foi “Desafios e Perspectivas da Curricularização da Extensão nas Universidades Públicas”.


Momento histórico para Extensão, o encontro teve a Proex/Unilab como anfitriã, representada por sua Pró-reitora, Kaline Girão. A ela, somaram-se as vozes das pró-reitoras de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bernadete Porto; da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Fabiana Lazzarin; da Universidade Regional do Cariri (URCA), Sandra Nancy; da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Rebeca Viana; e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lana Nascimento.


A temática do evento é fruto das discussões já realizadas nos Fóruns de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), em que foi constatado os dilemas vivenciados nesse processo pelas IES.

O desafio de buscar recursos financeiros para viabilizar a curricularização da extensão, grande gargalo para sua efetivação, além das trocas de experiência, as práticas adotadas pelas referidas instituições permearam esse momento marcado pelo compromisso de fortalecer a Extensão Universitária cearense.


Nesse sentido, a Pró-reitora de extensão da UFCA há 6 anos, fala que “a extensão precisa ser mais conhecida pela própria universidade. É como se existisse uma ausência de concepção da própria academia sobre a importância dela”.

Priorizar  o  desenvolvimento  da  Extensão Universitária  dentro de seus muros contribui para  a  emancipação dos atores nela envolvidos, a formação de profissionais éticos, críticos e comprometidos com a construção de um mundo mais equitativo, sustentável e inclusivo.