Plenária discute o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Foto de Rejane Lima)

Plenária discute o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Foto: Rejane Lima)

A primeira plenária do processo de requalificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS na região do Cariri foi realizada no último dia 11, no SEST SENAT (Crato), durou o dia inteiro e teve como recepção aos participantes uma mesa de café da manhã. Para dar início à programação, Joelmir Pinho, membro da equipe de assessoria, recitou um poema de Zé Cardoso.

Durante as atividades, foram discutidas as matrizes e propostas metodológicas do Documento Base, elaborado pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O documento trata das diretrizes a serem seguidas durante o processo de requalificação, trazendo três capítulos que, respectivamente, intitulam-se: Diagnóstico do Território, Matriz de Objetivos/Estratégias/Metas, e Gestão/Acompanhamento/Monitoramento.

Plenária discute o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Foto de Rejane Lima)

Plenária discute o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Foto: Rejane Lima)

O prof.º Sebastião Cavalcante, gerente da Divisão de Intercâmbio e Formação da Coordenadoria de Difusão e Fomento, esteve presente como representante da Pró-Reitoria de Extensão da UFCA no evento. Suas contribuições para este momento tiveram um caráter crítico, visando a readequação do Plano a parâmetros orçamentários, por exemplo.

O mediador da atividade, Joelmir Pinho, ressaltou que a plenária teria um caráter muito especial, pois inaugurava-se naquele momento um processo de diálogo que deverá durar por, aproximadamente, 30 dias de construção coletiva partilhada e compartilhada do novo Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Em seguida, falaram sobre o Plano a representante do Núcleo Dirigente do Território da Cidadania do Cariri e membro do Instituto Flor do Piqui, Juliana Sarafim, prof.ª Waléria Menezes, do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), o coordenador do Instituto Agropolos do Ceará, Sr. Romão França, Josafá Martins representando a CODET (Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural), e Irís Tavares, coordenadora geral do Projeto Paulo Freire, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará.

No fim da manhã foram expostas as propostas metodológicas que levarão o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável à frente, assim como a negociação da agenda e local para as próximas atividades que serão realizadas ao longo desse percurso. Após as abordagens, os participantes foram convidados a um almoço nas dependências do SEST SENAT, antes das atividades programadas para a tarde.

Reorganizados em pequenos grupos, os participantes puderam ler o documento de forma mais detalhada, sugerir novas propostas e perceber falhas que, posteriormente, poderiam ser consertadas pela equipe de assessoria do NEDET.

Após a socialização dos grupos, algumas pessoas se voluntariaram para mobilizar o território, a fim de que a sociedade participe das próximas atividades. Ficou conciliado que durante os dias 12 a 30 de outubro será realizado o Processo de Consulta Pública via blog, Facebook e atividades livres. Paralelo a tal, a realização de oficinas microterritoriais que, dessa forma, contribuem para o avanço até a segunda plenária do PTDS, em novembro.

Às 16h concluiu-se a plenária, com os devidos agradecimentos às pessoas representantes das instituições pelo apoio, ao Instituto Agropolos do Ceará pela parceria e ao Sest Senat por ter sediado o espaço de realização da plenária.

Mais fotos das atividades podem ser encontradas aqui:

Plenária discute o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Cariri     Plenária discute o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Foto de Rejane Lima)

 

Plenária discute o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Cariri     Plenária discute o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Foto de Rejane Lima)