Em 2020 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária(CBEU). Ele é considerado o maior evento de extensão universitária do Brasil em Instituições Públicas de Ensino Superior, além disso o 45º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior(Forproex) também será sediado pela universidade.
O grande diferencial dessa edição será a colaboração entre uma rede de instituições de ensino superior, foram convidadas várias universidades em torno de Minas Gerais, a articulação é uma forma de contornar a falta de recursos e consequentemente fortalecer os vínculos da extensão universitária.
O CBEU iria ser sediado pela Universidade Federal de Alfenas, situada na cidade de Poço de Caldas, primeiro a ser realizado em uma instituição criada pelo Reuni. Todavia os cortes orçamentários levaram a universidade a buscar parcerias. Durante o encontro regional dos pró-reitores, realizado em abril, na cidade de Resende-RJ, ficou decidido que a UFMG acolheria o congresso em Belo Horizonte.
No total dez instituições já confirmaram o apoio, as universidades federais de São João del Rei(UFSJ), de Juiz de Fora(UFJF), de Ouro Preto(Ufop), de Uberlândia(UFU), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM), Unimontes, Universidade do Estado de Minas Gerais(Uemg), institutos federais de Minas Gerais (IFMG), do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).
O Congresso acontece bienalmente e reúne professores, técnicos e extensionistas de diversas áreas do conhecimento, integrantes dos trabalhos de extensão de várias Universidades Brasileiras. Esta será a 9º edição, o último foi realizado em 2018 na UFRN em Natal, Rio Grande do Norte, e reuniu cerca de 8000 mil pessoas.