Nos dias 27 e 28 de maio, o projeto de extensão A Voz da Juventude realizou o 1° Encontro de Multiplicação de Jovens de Assentamentos Rurais do Cariri, no assentamento 10 de abril, localizado em Crato, Ceará. 
___________________________________________________________________________
O evento contou com a participação de jovens do assentamento João Timóteo de Jati e Serra Verde em Caririaçú, cidades do Ceará. Estiveram presentes também os bolsistas dos cursos de Agronomia, Administração Pública e Jornalismo; e os professores Carlos Wagner Oliveira do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) e Coordenador de Difusão e Fomento da PROEX; Geovani Tavares, professora Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Rosane Nunes, Fernanda Loss e Milene Madeiro, professoras do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA).
___________________________________________________________________________
Esse encontro é o início da segunda fase do projeto, que conta com o apoio do CNPq e da UFCA. De acordo com a professora Rosane Nunes, no primeiro encontro em 2015, foram realizadas oficinas nas áreas de gestão social, comunicação comunitária, educação ambiental e agroecologia a cerca de 30 jovens do Assentamento 10 de Abril, no Crato. “Foram tratados assuntos de base política cidadã, tais como a questão agrária no Brasil e as diferenças entre comunicação de massa e comunicação alternativa. A metodologia usada são dinâmicas, vídeos, caminhadas transversais, debates, etc”, relatou Rosane.
___________________________________________________________________________
Para 2016, esses jovens serão multiplicadores para outros provenientes dos assentamentos Serra Verde, em Caririaçu e João Timóteo, em Jati, no total de 22 jovens. O próximo encontro será dias nos dias 18 e 19 de Junho e trazendo técnicas de comunicação comunitária. Até o final desse ano, sete encontros serão realizados. Diversas ações serão desenvolvidas, dentre elas uma horta comunitária, grupos de artesanato e uma rádio comunitária. “Um site também será criado, reunindo informações dos três assentamentos, que será alimentado pelos próprios jovens, a fim de criar um rede de comunicadores populares do Campo”, finalizou a professora Rosane.
___________________________________________________________________________
*Foto: Rosane Nunes