A Integralização da Extensão como Elemento Estratégico para a Valorização da Extensão no Ensino Superior foi o tema da palestra proferida pela prof. Márcia Maria Tavares Machado, Pró – reitora de extensão da Universidade Federal do Ceará, na manhã da última terça-feira, (02).

A convite da pro-reitoria de extensão, a professora esteve conversando com servidores e técnicos da UFCA sobre a importância da curricularização da extensão e como está acontecendo  esse processo na UFC. Os servidores da UFCA também puderam tirar dúvidas e compreender melhor as possibilidades, dentro do desenvolvimento da integralização, mediante as experiências já vivenciadas na Universidade Federal do Ceará

A importância desse diálogo interinstitucional a respeito da integralização, se dá especialmente pelo fato de que são instituições coirmãs. A UFCA nasce da UFC e ela já caminha com um  pouco mais de tempo e de experiência nesse processo da integralização” explicou Francilda Alcantara Mendes, colaboradora no processo de integralização e assistente administrativa da Coordenadoria de Políticas Extensionistas (CPEx), setor da PROEX responsável pelo planejamento estratégico da integralização.

A professora Márcia Tavares elogiou a iniciativa da UFCA em realizar esse momento, frisou o processo como algo árduo e com muitas barreiras internas. Muitos setores e servidores da universidade ainda detém preconceitos sobre o assunto, explicou ela, mas afirmou ainda que é possível e que é necessário paciência e um trabalho estratégico para potencializar a integração entre ensino pesquisa e extensão.

Integralização da extensão

O Processo de integralização da extensão consiste na inserção de ações de extensão nos currículos, mínimo dez por cento da carga horária total do curso de todos os cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri.

Este processo será realizado em atendimento a estratégia  do Plano Nacional de Educação e a Resolução do Conselho Nacional de Educação que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.

A integralização da extensão é elemento fundamental e necessário no processo de formação do futuro profissional do (a) estudante em conforme com o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e visa aprimorar a qualidade dos cursos de graduação e contribuir para a disseminação de conhecimentos pautados na dialogicidade, interdisciplinaridade e na aproximação entre sociedade e universidade.

Veja mais:

Integralização da Extensão inicia cronograma de atividades

Integralização da extensão no currículo dos estudantes da UFCA

Veja o resultado da eleição do Comitê da Integralização da Extensão