Em clima de integração entre extensionistas da UFCA, Mauriti foi a última cidade a receber o programa neste semestre. Três projetos de extensão estiveram efetuando suas ações na EEEP Padre João Bosco de Lima, escola de ensino público do município.

Os projetos Educação Sexual no Currículo  Escolar e Acadêmico, Álcool: informar para conscientizar e prevenir e Projeto Vida Saudável, além dos colaboradores do Campus Juazeiro do Norte, estiveram promovendo as atividades para um grupo de 160 estudantes do terceiro ano do ensino médio e cerca de 360 alunos  foram atingidos indiretamente.

O evento aconteceu no auditório da EEEP, durante o primeiro momento os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a  UFCA e o que é extensão universitária. A  Pró-reitora de Extensão, professora Fabiana Aparecida Lazzarin, também esteve presente nessa edição, falou sobre a importância da extensão e  os quatro pilares que sustentam a universidade, ensino, pesquisa, cultura e extensão, onde explanou sobre o valor da extensão para a comunidade acadêmica e público externo.

Pró-reitora de Extensão: Profª. Fabiana Aparecida Lazzarin

Além disso os discentes da UFCA conversaram um pouco sobre seus  cursos com os alunos da escola, retirando  dúvidas e falando sobre o dia a dia de um universitário. Posteriormente  dialogaram sobre as temáticas de seus respectivos projetos.

Para a aluna, Joseneide Oliveira de Souza, 18 anos, estudante do terceiro ano e do curso técnico em finanças, foi essencial participar desse momento principalmente porque as pessoas presentes fazem o terceiro ano e como desejam ingressar em um curso superior, foi importante ver pessoas pra mostrar o que tem na UFCA, conhecer alguns cursos e assim ter oportunidade de escolher uma graduação para o futuro.

Jôsilene Oliveira de Souza, estudante do terceiro ano do Técnico em Finanças

Joseneide Oliveira de Sousa, estudante do terceiro ano e do curso técnico em finanças.

Veja imagens das atividades:

IMG_20180703_152928126

Promovendo integração

O diferencial dessa edição foi a integração de três campis diferentes da UFCA. Campus Barbalha com estudantes de medicina, colaboradores do  Campus Juazeiro do Norte e Brejo Santo com  três extensionistas e estudantes do curso interdisciplinar em ciências naturais e matemática, eles participaram pela primeira vez da ação e destacaram a importância dessa integração das extensões.

Os três acadêmicos, José Felipe Alves de Souza, Elania Francisca da Silva e Eugerbia Paula de Rocha destacaram principalmente a relevância desse tipo de ação para suas graduações. A aluna  Eugerbia acrescentou o quanto esse momento oportunizou a integração com estudantes de outros campis e cursos da UFCA sendo bastante gratificante e de suma importância para sua formação.

“A gente pode observar a falta de informação quanto à universidade e também do campus Brejo Santo,  levar o nome do nosso campus à lugares desconhecidos e divulgar a temática de nosso projeto de extensão, por ser algo pouco debatido pelas escolas, é muito gratificante ” frisou a estudante Elania.

O estudante Felipe acentuou a relevância de compartilhar conhecimento, “a extensão é importante para que a gente consiga propagar conhecimento, porque ainda vivemos em uma sociedade onde as informações são retidas, essa é uma ótima  oportunidade de se propagar nossos conhecimentos, a universidade traz isso”. Foi a primeira vez que participa mas pretende continuar participando até o final da graduação, disse Felipe.

José Felipe Alves de Souza , Elania Francisca da Silva e Eugerbia Paula de Rocha

José Felipe Alves de Souza , Elânia Francisca da Silva e Eugerbia Paula de Rocha

Agenda

As atividades do projeto retornam em  setembro, dia 04 em Altaneira  e  12 em Aurora.  A UFCA Itinerante é um programa da PROEX que busca descentralizar e expandir as atividades de extensão do eixo CRAJUBAR para os demais municípios da região do planejamento do Cariri, aproximando a universidade cada vez mais da comunidade.

Veja mais nas matérias anteriores
UFCA Itinerante dá início às atividades de 2019 na cidade de Potengi
Extensionistas realizam a segunda ação da UFCA Itinerante 2019 em Caririaçu