A Universidade Federal do Cariri (UFCA) sediou na quarta-feira, 20, a cerimônia de premiação da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Além dos estudantes medalhistas da Região do Cariri, estiveram presentes a Pró-reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin, o diretor do Centro de Ciências Sociais (CCSA)  e Coordenador Regional da OBEF, Milton Jarbas, e representantes dos Colégios Paraíso e Objetivo,  Leonardo Souza e Célia Santos, respectivamente.

Na edição de 2023, a V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira contou com a participação de mais de 60 mil alunos, no Estado do Ceará. Foram mais de 1.600 inscritos e os 35 alunos classificados na etapa regional/estadual foram da região do Cariri.

Segundo o professor e coordenador regional da OBEF, Milton Jarbas, “a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira tem um impacto muito grande na vida dos alunos e das escolas, que estão inseridas nesse projeto e é possível observar um crescimento cada vez maior de todos os envolvidos”.

A Pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, destaca, também, “o impacto dos projetos de extensão e transformação social no ambiente escolar, principalmente na vida dos estudantes, já que os coloca diante de desafios, e o maior deles seja, talvez, superar a si mesmos”.

Entre as missões da OBEF, está o interesse em contribuir para a melhoria da qualidade da educação financeira no Brasil, destaca ainda o coordenador regional da OBEF, Milton Jarbas, que nesse ano de 2023, teve seu projeto “Compreendendo a Educação Fiscal para Exercício da Cidadania”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, como o campeão do Prêmio Nacional de Educação Fiscal realizado, no último dia 30 de novembro de 2023, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Iniciativa da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a OBEF surgiu a partir do projeto Educação Financeira para toda a Vida. A quinta edição, realizada em 2023, contou com 20 estudantes medalha de bronze, 12 de prata e 3 de ouro, na etapa Regional/Estadual. Quanto à etapa Nacional, foram 2 medalhas de bronze e 3 de prata.