Estudantes, docentes e servidores da UFCA se reuniram na última sexta-feira, dia 23, para a inauguração do novo Laboratório de Mecânica de Solos. Estiveram presentes vários colaboradores que fizeram parte do processo de implantação, assim como estudantes e professores dos cursos de Engenharia Civil e de Materiais. O momento foi de celebração e reconhecimento aos envolvidos na implementação da nova infraestrutura.

O laboratório que anteriormente funcionava em um espaço menor, agora possui uma área mais ampla, recebeu novos instrumentos de última geração. Segundo a professora do Curso de Engenharia Civil, Ana Patricia, hoje o laboratório propicia atividades nas áreas de ensino, extensão e pesquisa, possuindo um aparelhamento que possibilita até pesquisas para mestrados e doutorados.

Segundo o professor da área de Geotecnia, João Barbosa, as disciplinas dessa área são extremamente beneficiadas com este novo espaço, por pesquisarem cuidados com os solos, construção de barragens, projeto de fundações, dentre outras especificações.

A extensão no novo Laboratório de Mecânica de Solos

Este ano, dois projetos de extensão utilizam diretamente o laboratório: Confecção de Tijolos com Resíduos de Pedra Cariri ecológicos e Curso de Mecânica dos Solos.

Cicero Cordeiro Alexandre, aluno do décimo semestre de Engenharia Civil, extensionista nos cursos de Mecânica dos Solos e criação de Tijolos a partir dos rejeitos da Pedra Cariri, ressaltou a importância desse novo espaço para trabalho “o que a gente desenvolve aqui é muito importante porque podemos ver como esse trabalho influência nossa comunidade ao redor, a gente trabalha com soluções e vemos elas sendo empregada, além de poder trabalhar diretamente com a comunidade e levar todas as tecnologias que estão sendo produzidas aqui, isso é muito gratificante pra gente”.

Veja algumas fotos