Entre os dias 31 de maio a 02 de junho de 2023, ocorreu o 52º Encontro de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas da região Nordeste (FORPROEX/NE), em terras de Padre Cícero, Juazeiro do Norte – CE.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), que acaba de completar dez anos de existência, foi o palco para sediar esse encontro de pró-reitores (as) comprometidos (as) em discutir e fortalecer a Extensão Universitária.

Ser Extensão é um encontro entre sujeitos de diferentes saberes com uma proposta comum: gerar diversidade e multiplicidade em prol da transformação pessoal e profissional.

No primeiro dia do evento, intitulado “Soldadinho do Araripe”, ocorreu o credenciamento dos participantes seguido de uma visita guiada, conduzida pela Pró-reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Aparecida Lazzarin, pelas dependências da instituição, em que foi destacada sua estrutura pelos visitantes. Após a apresentação da Orquestra Sinfônica, tivemos a mesa diretiva do 52º FORPROEX/NE, seguida da mesa de abertura – “Análise da conjuntura nacional: novas perspectivas da extensão universitária”, em que destacamos a presença do reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior, a representante do Ministério da Educação (MEC), Tânia Mara Francisco, e a vice-presidente do FORPROEX nacional, Maria Anezilany Gomes do Nascimento.

No segundo dia, “Geossítio Horto Padre Cícero, iniciamos o dia com um passeio turístico pela Lira Nordestina, equipamento cultural vinculado à Pró-reitoria de Extensão da URCA, bem como à Colina do Horto, porque fazer extensão pressupõe ultrapassar os muros da Universidade para se conectar as pessoas e aos espaços onde elas vivem. No período da tarde, tivemos a mesa-redonda: “Financiamento para instituições públicas no ensino superior Região Nordeste: descentralização de recursos para a extensão universitária, com as presenças do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Raimundo Nogueira da Costa Filho, e o representante do Consórcio Nordeste, Glauber Piva Gonçalves. O dia foi finalizado com o “Networking: cases sobre práticas inovadoras”, momento em que o presidente do FORPROEX/NE, Esdras Marchezan, apresentou o projeto “Alô Comunidade”, programa de TV em rede nacional que tem o propósito de dar visibilidade às ações de extensão.

No último dia, “Reisado”, ocorreu a mesa–redonda: “Periódico científico na extensão universitária: criação, manutenção, indexação e Qualis” com vozes, dentre as quais destacamos: a pró-reitora adjunta de Extensão da UFRN, Anairam de Medeiros e Silva, e os colaboradores da PROEX/UFCA, Hemerson Soares e Victória Lopes.

O encontro foi encerrado com a leitura e a discussão da “Carta do Cariri” – compromisso do Fórum de realizar um trabalho articulado a nível estadual, regional e nacional entre as gestões superiores das universidades federais, estaduais e municipais e institutos federais com o poder público por intermédio da Extensão.

O 52º FORPROEX/NE ocorreu em um contexto de reconstrução nacional, de valorização das Universidades, em que a Extensão ocupa um lugar de protagonismo, em virtude do impacto e responsabilidade social com a população. Que venha o 53º FORPROEX/NE na Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a orientação da professora Sueli Maria da Silva Pereira, atual Coordenadora do FORPROEX Regional.