O nascimento de uma Universidade traz em seu bojo, para além do desenvolvimento de uma região, a oportunidade de formar sujeitos, que conscientes de seu papel social, contribuirão, cada um dentro da sua profissão, para a construção de uma sociedade mais equitativa.

Nesse dia 05 de junho de 2023, a UFCA completa dez anos com uma trajetória que congrega: 3.780 estudantes (graduação e pós-graduação), 648 servidores (docentes e técnico-administrativos), 266 colaboradores (nenhum foi demitido no período da pandemia, COVID-19), 25 cursos de Graduação, 7 cursos de Especialização (6 deles, Residência Médica), 4 cursos de Mestrado e um de Doutorado. Além disso, é a única Universidade Federal do país, que tem uma Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e uma Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), o que possibilita que ela seja baseada num quadripé: ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Nesses 10 anos de existência, a PROEX tem chegado cada vez mais próximo da comunidade externa por meio de projetos, programas, eventos e prestação de serviços. O diálogo entre as partes tem gerado aprendizado e transformado realidades.

Nos últimos cinco anos, 2018-2023, a equipe da PROEX, composta por 8 técnico-administrativos, 5 docentes e 4 colaboradores terceirizados, cuja pró-reitora é a professora do curso de Biblioteconomia, Fabiana Aparecida Lazzarin, empreendeu uma jornada de conquistas.

Se não, vejamos algumas delas: “Prêmio Você Faz a Extensão”, que se encaminha para sua quinta edição, tem como proposta premiar ações extensionistas capazes de participar em ações transformadoras da sociedade, premiando 76 estudantes.

A UFCA Itinerante Global, criada em 2018, é uma ação de extensão que abrange todos os vinte e nove municípios do Cariri cearense buscando levar a Universidade a todos e todas. O município sediado escolhe as ações, que além de extensão, abrange a cultura, a pesquisa e o ensino, de acordo com suas necessidades. Além disso, ocorre a UFCA Itinerante nas escolas, voltada a estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As instituições de ensino são escolhidas observando o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Em 2020, a extensão foi mais além lançando a revista científica “EntreAções: diálogos em extensão”, buscando ampliar a divulgação das ações de extensão realizadas pelas instituições de ensino superior, bem como promover o diálogo entre academia e sociedade por meio de artigos, relatos e entrevistas, em seis números, contemplando 57 manuscritos publicados até o momento.

Só no ano de 2022, mais de 433 estudantes estiveram envolvidos nas ações de extensão em áreas como: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Essa equipe se torna ainda mais forte, quando somamos os 103 professores e 14 técnico-administrativos. Resultado desta partilha: um público de mais de 40.000 mil pessoas beneficiadas.

E agora em 2023 a UFCA sediou o 52º Encontro do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da região Nordeste (FORPROEX/NE), cuja missão é pensar, organizar e definir as políticas acadêmicas de extensão. Dentre os debates partilhados, destacamos: a análise da conjuntura nacional e as novas perspectivas para a Extensão Universitária, o financiamento para as instituições públicas da região Nordeste e a criação e manutenção, indexação e Qualis dos periódicos da extensão universitária.

Cada vez que uma universidade nasce e cresce, novas pesquisas são concretizadas,  a vida da população é melhorada, o conhecimento é compartilhado, produtos são fornecidos à sociedade, sujeitos se tornam mais conscientes de seu papel social e participativo e numa só voz conclamam para que todos (as), de “Mãos Dadas”, lutem pelos ideais democráticos.