A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (PROEX/UFCA)  lança, no dia quatro de abril, a revista científica EntreAções: Diálogos em Extensão. A nova edição apresenta um olhar sistemático sobre as contribuições de ações de projetos de extensão no desenvolvimento regional. Nove textos compõem o segundo número da revista, sendo uma entrevista, quatro artigos originais e quatro relatos de experiência. Ao todo, trinta e três autoras e autores de seis instituições de ensino superior assinam os manuscritos.

O texto de abertura da EntreAções é uma entrevista com a Profª. Drª. Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA). Nela, a pesquisadora destaca as características de interação, escuta e troca de saberes por meio da partilha de experiências como ponto fulcral da extensão universitária.

Para além disso, a revista materializa dois fundamentos da extensão, que estão integrados: a pesquisa científica e as ações em campo. “O periódico científico na área da extensão concretiza, de forma plena, a intrínseca relação entre os pilares da pesquisa e da extensão”, ressalta Fabiana Lazzarin, Pró-Reitora de Extensão da UFCA e presidente do comitê editorial de EntreAções.

Para Cristóvão Teixeira, professor da URCA e um dos autores do artigo Leituras Essenciais em Direitos Humanos: interdisciplinaridade em ambientes virtuais, um dos benefícios da extensão é permitir que as pessoas tenham contato com o conhecimento sobre o direito de forma a perceber como ele se manifesta no cotidiano. “Se pudermos apontar um benefício, primeiro seria permitir que as pessoas possam ter contato com as ideias sobre direitos humanos em um discurso que é fruto da síntese entre saber acadêmico e saberes populares”. O pesquisador afirma que existem noções de direitos humanos que estão diluídas nas manifestações culturais e nos saberes da experiência da vida cotidiana. “Então, aproxima-se os discursos, facilitando a compreensão e permitindo que as pessoas aprendam sobre direitos por meio de outras linguagens, como cinema, literatura e música, e em outros espaços, como nas redes sociais e nos movimentos populares”, explica Teixeira.

EntreAções é um periódico com dois números anuais. A submissão de textos acontece em fluxo contínuo. Por meio deste link, é possível acessar o número atual da revista. As normas para submissão podem ser consultadas no portal da revista (clique ou toque aqui para acessar).

Serviço

Acesso a revista EntreAções (nº 3, jun/dez, 2022).revistaentreacoes.proex@ufca.edu.br