Disse a estudante Vanessa Vieira, aluna do 4º semestre do curso de Engenharia Civil, uma das extensionistas que participaram da última ação de pequeno porte da UFCA Itinerante de 2019. Para ela a iniciativa proporciona “um contato direto com diferentes pessoas, culturas e realidades que me enriqueceu bastante como ser humano e futuramente como profissional”. 

Na última sexta-feira, 20 de setembro, a UFCA Itinerante realizou na cidade de Jardim mais uma ação de pequeno porte, a última do ano 2019. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Napoleão Neves da Luz, cerca de 420 alunos do 1º e 3º ano, foram diretamente beneficiados pelas ações.

Pelo olhar dos extensionistas

“Não trabalhamos por nós, trabalhamos enquanto sociedade”   

Rawell 2

Rawell Costa, estudante de Engenharia Agronômica, e bolsista do projeto Sementes do Amanhã, que busca através do Jardim sensorial (uma das ações do projeto), disseminar conhecimento popular das plantas medicinais  e incluir as pessoas com deficiência. O projeto atua fazendo oficinas em escolas, postos de saúdes, associações e oficinas de construção de hortas e réplica do jardim. “O que motiva a gente a participar é saber que é uma ação que influencia diretamente na sociedade, como foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil”.

“Fundamental na minha formação acadêmica”

Richelieu

Richelieu Júnior, aluno do 8º semestre do curso de Medicina, e bolsista do projeto vida saudável, também participou da última edição de pequeno porte em Jardim. O projeto que participa desenvolve atividades de prevenção e conscientização em medicina no trabalho pensando diretamente nos servidores  da UFCA e IFCE.

“Eu vejo no projeto de extensão uma oportunidade de levar pra sociedade os frutos do aprendizado que se obtém na faculdade”

Vanessa

Vanessa Coelho Vieira, aluna do 4º semestre de Engenharia Civil, e voluntária do programa Escritório Habitar, para ela a extensão “é um aspecto que me impulsiona sempre a me envolver em outras atividades que entrem em contato com a comunidade interna e externa a UFCA”. O Escritório Habitar fornece assessoria para viabilizar moradia adequada à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e fomenta ações para o desenvolvimento técnico-científico de profissionais e estudantes da região do Cariri. 

UFCA Itinerante em Jardim

Em Jardim, a escola recebeu a equipe de 17 pessoas, entre, estudantes extensionistas, servidores e bolsistas da UFCA. Nesta edição quatro projetos de extensão realizaram atividades na escola, foram eles Escritório Habitar, Vida Saudável, Jardim Sensorial e Premium Consultoria Júnior. 

Muitos dos estudantes presentes afirmaram já conhecer a Universidade Federal do Cariri. Para o coordenador, Elionardo de Lima Oliveira, o contato direto entre a universidade e a escola “é muito importante porque dá aos alunos uma condição de visualizar a possibilidade do seu futuro, é uma oportunidade deles sentirem como é a universidade e o que a universidade oferece”. 

As atividades foram divididas em dois momentos distintos, no primeiro os alunos do 3º ano participaram  de uma roda de conversa sobre prevenção dos fatores de risco no ambiente organizacional e empreendedorismo como uma alternativa para estudante e profissionais da área de administração, realizadas pelos bolsistas do projeto Vida Saudável e Premium Consultoria Júnior, respectivamente. Simultaneamente, os alunos do 1º ano seguiam para o pátio onde os extensionistas do Projeto Jardim Sensorial, ensinavam através da vivência a inclusão social e o respeito ao meio ambiente. 

A estudante Cicera Carolina, de 15 anos, estudante do 1º ano do curso de Agropecuária, disse que já conhecia os cursos de graduação ofertados pela UFCA, e que esse momento ajudou a tirar dúvidas e entender como funciona os cursos e assim escolher o que mais se identifica.  

IMG_20180703_152928126

UFCA Itinerante – Mauriti 2019

A iniciativa itinerante visa levar os projetos e programas de extensão para fora do eixo Crajubar, e assim tornar a Universidade Federal do Cariri conhecida nos 29 municípios que compõe a Região do Cariri. A UFCA Itinerante tem dois formatos específicos, a de pequeno porte, onde as ações são executadas em apenas um dia, e a edição global que ocorre em diversos locais públicos do município anfitrião e tem duração de dois dias.

Ao longo deste ano foram realizadas nove ações de pequeno porte em municípios do interior do Cariri, foram eles: Potengi, Caririaçu, Barro, Araripe, Tarrafas, Mauriti, Altaneira, Aurora e Jardim. 

A segunda edição da UFCA Itinerante Global, será realizada no município de Mauriti, nos dias 22 e 23 de novembro. Serão selecionadas as atividades propostas por 19 projetos/programas dentre eles: 10 ações de extensão vinculadas à PROEX, 3 ligados à PROCULT, 3 cadastrados na PROGRAD e 3 vinculados à PRPI. A quantidade de ações poderá ser redistribuída de acordo com o interesse das lideranças municipais que compõem o comitê local.

Saiba mais sobre a UFCA Itinerante.