O projeto  “Compreendendo a Educação Fiscal para exercício da cidadania”, coordenado pelo professor Milton Jarbas (CCSA), cadastrado na Pró-reitoria de Extensão (PROEX), visa conscientizar estudantes de escolas públicas da região do Crajubar sobre princípios da educação fiscal, além de discutir temáticas, como Ética e cidadania, classificação dos tributos, organização do sistema, tributário nacional e equidade, orçamento público, etc.

No ano de 2023, o projeto foi selecionado como finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, um dos prêmios mais importantes de educação do país. Nesta edição, foram recebidas um total de 253 candidaturas e o “Compreendendo a Educação Fiscal para exercício da cidadania” ficou  entre um dos 3 finalistas da categoria Instituições.

Segundo o coordenador Milton Jarbas, “mesmo que o projeto não fique em primeiro lugar,  só o fato de ser um dos três finalistas em âmbito nacional, isso mostra a representatividade  e  a coroação  de um trabalho que acontece desde 2018, envolvendo professores e estudantes extensionistas-pesquisadores, que muito têm contribuído para impactar a comunidade externa”.

Compreender o funcionamento da Gestão Pública e função socioeconômica dos tributos é fundamental para criar uma sociedade equitativa, onde os cidadãos possam ter conhecimento sobre o assunto, além de propor políticas públicas adequadas para resolução dos problemas sociais. A Extensão Universitária transforma vidas!