A UFCA Itinerante visitou na última quarta-feira, dia 05 de junho, a Escola Estadual de Educação Profissional Valter Nunes de Alencar em Araripe, município localizado a cerca de 126 km de Juazeiro do Norte. Na ocasião os extensionista do Projeto Álcool: informar para conscientizar e prevenir, Horta Orgânica na UFCA e Cariri Empreendedor tiveram a oportunidade de apresentar e conversar sobre as ações que cada projeto desenvolve na extensão da Universidade Federal do Cariri.

A estratégia tem o objetivo de integrar e interiorizar as atividades de extensão para municípios que principalmente por conta da distância não são beneficiados pelas iniciativas. Em Araripe as ações que participaram da quarta edição de pequeno porte contou com uma equipe de 9 pessoas, entre elas, estudantes extensionistas de três projetos selecionados pela escola, uma bolsista do núcleo de divulgação e um servidor da PROEX.

As atividades ocorreram no período da manhã e à tarde, no primeiro momento cerca de 160 alunos do terceiro ano participaram de uma acolhida com o Coordenador da CIFA, Thiago de Melo Santiago e em seguida tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Álcool: informar para conscientizar e prevenir. Durante a tarde, os alunos da escola participaram de uma roda de conversa sobre as atividades desenvolvidas pelos projetos Horta Orgânica na UFCA e Cariri Empreendedor.

O extensionista Brenner Alexandre, estudante de Engenharia Civil e bolsista do projeto Cariri Empreendedor falou sobre a experiência “Eu nunca tinha apresentado meu trabalho para tantas pessoas, os alunos são bem interessados e participaram bastante, trazer o meu projeto agregou não só no meu currículo acadêmico como também foi um aprendizado pessoal”

As ações itinerantes atendem aos seguintes objetivos estratégicos da UFCA: contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e a dinâmica cultural; intensificar e integrar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura e integrar a universidade com a comunidade e promover a internacionalização.

Renata Brito, diretora da escola, destacou a importância do diálogo entre a universidade e a escola de ensino médio “esse momento de transição provoca muitas vezes nos jovens um sentimento de dúvida tanto na escolha do curso, quanto no que vem a pela frente, e a presença da universidade também por meio dos extensionistas, esclarece, traz conhecimento e faz com que estes estudantes acreditem que é possível ter acesso ao ensino superior e dar continuidade ao estudos”.

Nas cidades mais afastadas do Crajubar é comum as pessoas não conhecerem as instituições públicas de ensino superior da região, tornar a UFCA conhecida em todos os municípios do Cariri também é um dos objetivos das ações itinerantes.

IMG_20180703_152928126

“A gente aprende que a universidade não é só sala de aula” declarou o estudante Cléppton Rodrigues aluno do terceiro ano, ele falou ainda sobre a expectativa para o ensino superior “gente espera ingressar lá e tendo essa noção dos curso e projetos que são desenvolvidos ajuda principalmente na decisão de qual curso escolher”.

A participação dos extensionista despertou o interesse e curiosidade dos alunos a respeito dos cursos ofertados na UFCA, a aluna do terceiro ano, Carla Geovana, ressaltou a relevância desse  primeiro contato com a universidade “Eu gostei muito das informações pois apesar de saber da existência da Universidade Federal do Cariri, não conhecia os cursos que são ofertados”.

Interiorizando a extensão

Um dos objetivos da UFCA Itinerante é descentralizar as atividades de extensão do eixo Crajubar, fazendo com que a universidade seja conhecida nos 29 municípios que compõem região do Cariri, proporcionando a aproximação da universidade com o maior número de pessoas possíveis.

As atividades itinerantes são desenvolvidas por estudantes extensionista da UFCA e “A escolha das ações que participam de cada edição é feita durante a visita de parceria nas escolas, onde o diretor/a recebe o Catálogo das Ações de Extensão 2019 e juntamente com a equipe de professores da instituição, seleciona as ações que mais se conectem às demandas atuais da escola, dando prioridade para as três primeiras”. Explica o Coordenador de Integração e Fomento das Ações da Pró-Reitoria de Extensão, Thiago de Melo Santiago.

Para elencar as cidades a serem visitadas pela UFCA Itinerante, a Proex utiliza como critério o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios caririenses. Com um dos IDH mais baixos do Cariri, Tarrafas (0,576) será o próximo município a receber as atividades realizadas pela extensão, na próxima quinta-feira, dia 13 de junho.