Na última quarta feira, dia 23, a PROEX esteve visitando as atividades do projeto “Atividades lúdicas: um remédio sinérgico para o tratamento coadjuvante de crianças hospitalizadas na Região do Cariri – Projeto Feliz”, do curso de medicina.

O assessor da PROEX, Germano Araújo Sampaio, Gerente de Divisão da Microrregião I, acompanhou a ação realizada no Hospital São Vicente em Barbalha, conversou com extensionistas e beneficiários do projeto. Esse trabalho faz parte do calendário 2019 de visitas a projetos de extensão da UFCA.

Segundo o Professor Thiago Santiago, Coordenador da Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações(CIFA), órgão responsável por esse trabalho,  a principal finalidade dessas atividades é conhecer de perto os extensionistas, a comunidade que é atendida por essas ações e também avaliar as dificuldades e os seus desenvolvimentos.

As visitas iniciaram no mês de setembro, seis atividades de extensão já foram prestigiadas. “A partir desse novo trabalho, estou conhecendo melhor um outro lado da universidade: o trabalho com a comunidade. Conhecer in loco o trabalho dos extensionistas e interagir com o público beneficiado constituem uma experiência gratificante.” Ressaltou, o servidor Germano.

Email: cifa.proex@ufca.edu.br
Ramal: (88) 3221-9285

PROEX promoverá visitas de acompanhamento à ações de extensão

Extensionistas em ação

Dona Elza Maria Agostinho, veio da cidade de Jardim com a filha de dois anos, com problemas de anemia, e está a oito dias no hospital “acho muito bom, isso incentiva as crianças elas se sentem mais felizes e é muito bom ver ela mais animada”Disse ela, sobre a visita do projeto.

O Projeto Feliz esteve realizando uma ação na ala da Pediatria do Hospital São Vicente em Barbalha.Uma equipe de cerca de vinte voluntários, entre estudantes, servidores e colaboradores da FAMED estiveram visitando crianças em internamento.

Vestidos e maquiados a caráter, de forma alegre e recreativa, os estudantes levaram atividades infantis, brincadeiras, música, distribuíram brinquedos e desenhos além de conversarem com as crianças e pais.

“ A gente tenta unir o útil ao agradável, convivemos com elas e ao mesmo tempo nós brincamos e nos alegramos, trazemos alguma coisa diferente do que elas estão vivenciando, ajudando diretamente ou indiretamente no tratamento”

Yuri

Yuri de Sousa Cavalcante, discente do segundo semestre do curso de medicina, participa como voluntário desde o início de seu curso, frisou o momento como único para sua formação, a vivência do contato com o ambiente hospitalar e ajudar as crianças em seu tratamento, gera experiências e uma formação mais humanística, disse ele.

Entre os voluntários também esta Paula Janaynne de Souza, conhecida por Jane, trabalha na FAMED desde março de 2001, ainda Campus da UFC. Ela auxilia na organização do projeto desde de 2016, sempre que possível está nas ações.

“Aprendo muito, tanto com os acadêmicos como também com os próprios pacientes, amo quando tem alguma apresentação que é possível ir junto com os meninos, é muito gratificante” disse a colaboradora.

A estudante Sara Alves, Dona Jane e Germano Araújo assessor da PROEX

A estudante Sara Alves, Dona Jane e Germano Araújo, assessor da PROEX

Projeto Feliz

O intuito do projeto é atender as crianças e os adolescentes hospitalizados mas também é investir no aperfeiçoamento dos acadêmicos do curso visando não só a prática da extensão, mas a vivência da fundamentação teórica planos para solucionar e amenizar o sofrimento dos familiares durante o longo tempo em que precisarem passar no hospital em uma enfermaria de acomodação pouco confortável para quem às vezes precisam de até cinco anos vivendo ali.

Segundo o professor Hidemburgo Gonçalves Rocha, coordenador do projeto, as ações existem desde 2015, são bem amplas, atendem vários hospitais da região do Cariri, assim como Instituto de Apoio a Criança com Cancer (IACC), Instituto São Francisco, entre outros, explicou o professor.

Estudantes de diferentes semestres se envolvem, efetuam desde atividades recreativas e lúdicas até mesmo cursos básicos de inglês, desenvolvido por estudantes estrangeiros, para os familiares dos pacientes. Ressaltou.

Veja mais fotos

IMG_20180703_152928126