Os estudantes do curso de música da UFCA levaram um pouco da disciplina de Práticas Instrumentais para os alunos da Escola Ensino Médio André Cartaxo na cidade de Mauriti. Cerca de 150 alunos da escola receberam uma equipe de 25 pessoas, entre discentes e servidores da UFCA, na última terça-feira, 29 de novembro.

As atividades aconteceram no auditório da EEEP Padre João Bosco e fazem parte do Projeto de Integração Ensino-Extensão (PEEX) “Disciplina de prática instrumental violino/ viola e a sociedade do Cariri”. Essa ação é um trabalho de campo dos alunos das disciplinas de Práticas de Violino/Viola, envolve também discentes de diferentes semestres.

Na oportunidade, os acadêmicos proporcionaram diferentes momentos como apresentações de músicas populares e eruditas, diálogo com os alunos retirando duvidas sobre o curso de música e apresentação de diferentes instrumentos como: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e rabeca.

Miqueias Felipe, natural de Mauriti, é estudante do sexto semestre de música, ele considera que esse momento beneficia em vários aspectos a sua comunidade dando incentivo à cultura e a oportunidade de alguns conhecerem instrumentos incomuns ao dia a dia. “Isso motiva os próprios alunos a se interessarem pela música, muitos que não conheciam o curso, passaram a conhecer, inclusive motivando-os a desejarem ser futuros professores de música.” Afirmou o discente.

Miqueias Felipe - Estudante do sexto semestre de Música

Miqueias Felipe – Estudante do sexto semestre de Música

Democratizando e desmistificando o aprendizado da música

A música ajuda a desenvolver diferentes habilidades no ser humano, desde a inteligência, a sensibilidade, o trabalho em conjunto que desenvolve senso de coletividade, explicou o professor Marco Antônio Silva, coordenador do Projeto.

Conforme o professor, o projeto busca abranger, diferentes aspectos, entre eles a democratização do ensino da música e a desmistificação sobre o aprendizado, assim como a experiência de palco e a prática pedagógica e docente para os estudantes do curso.

Esse tipo de ação de extensão proporciona diferentes benefícios, tanto para acadêmicos como pra comunidade, a maioria dos universitários de música ali presentes ingressaram na universidade sem nenhum conhecimento prévio, o que desmistifica a ideia do dom para o estudo de música. Disse o professor Marco Antônio.

“não existe essa ideia de que só alguns tem talento para estudar música, a música foi feita para todos.”

Professor Marco em ação do Projeto em Mauriti.

Além disso, os próprios estudantes podem desenvolver a experiência de palco, “muitos deles ficam nervosos, eles estudam e não erram em sala de aula, mas quando vão tocar em público faz com que eles errem bastante, então eles já estão treinando como enfrentar o público”, assim como a observação de uma experiência pedagógica e docente fora dos muros da universidade.

Veja algumas fotos da ação

IMG_20180703_152928126

Projeto PEEX “Disciplina de prática instrumental violino/ viola e a sociedade do Cariri”
O Projeto busca desenvolver e estimular os alunos do curso de música a praticar um instrumento musical violino e/ou viola em sua formação artística, como também, incorporar saberes docentes musicais buscando estimular os discentes a uma futura experiência como professor de música.

No caso específico desse projeto, pretende-se compartilhar essa experiência de ensino aprendizagem com a comunidade caririense através de apresentações musicais e didáticas em diversos ambientes.

Ele faz parte das mais de 100 diferentes ações da PROEX, abrangendo diferentes temáticas saúde, tecnologia e produção, trabalho, meio ambiente, educação, direitos humanos e justiça, comunicação e cultura, área temática do referido projeto.

Coordenador:

Marco Antônio Silva

e-mail: marco.silva@ufca.edu.br

Divulgue seu projeto:

Faça a sua ação de extensão aparecer

e-mail: divugacao.proex@ufca.edu.br