O aniversário de um ano foi comemorado na manhã do dia 30 de outubro de 2019, a data foi celebrada com muita alegria e sentimento de dever cumprido, como afirma a coordenadora do projeto, Cláudia Marco “a sensação é de gratidão a todos que colaboraram para concretização de um sonho: discutir dentro e fora  da UFCA temas como inclusão e educação ambiental, tão importantes e que sempre merecem ser abordados e discutidos pela comunidade acadêmica e externa”.

IMG_20180703_152928126

A construção do Jardim Sensorial, foi uma das principais atividades realizadas pelo projeto Sementes do Amanhã: promovendo a inclusão e educação ambiental. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFCA, o projeto atua desde 2012 no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) no campus da UFCA, município do Crato, promovendo ações educativas, ambientais e inclusivas.

“a extensão universitária tem um papel muito importante nessa conscientização e inclusão, pois acredito que é o eixo que mais se aproxima e interage com a sociedade e, assim vamos educando também nossos estudantes e ampliando sua consciência cidadã”. Afirma a coordenadora do projeto.

Em julho deste ano o Jardim Sensorial foi adicionado no Banco de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. As metodologias do projeto foram reconhecidas como soluções capazes de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas e que possam ser implementadas em âmbito local, regional ou nacional.

Jardim Sensorial em números

25 escolas

Crianças Interagindo com o Jardim

Em um ano de atividades o Jardim Sensorial recebeu visitas de 25 escolas do Cariri e estados vizinhos

1.100 visitantes

48827114852_5fe7eda66b_w

Incluindo pessoas com deficiência visual

24 eventos

47837708142_45fd7d5ed3_c

Em um ano o Jardim Sensorial participou de 24 eventos entre  palestras, minicursos e oficinas

2.500 mudas
ufca

A ação doou de mais de 2.500 mudas de plantas medicinais, ornamentais e hortaliças

Sementes do Amanhã: promovendo a inclusão e educação ambiental

Criado em 2012, apresenta uma atuação baseada em uma ação educativa, democrática de modo que atenda aos interesses e necessidades das comunidades que atua. As ações previstas começam com a instalação de um horto de plantas medicinais e aromáticas para ser utilizado de forma educativa e informativa com o objetivo de capacitar dos membros da equipe e posterior organização de cursos e oficinas para a comunidade local sobre produção de mudas, cultivo das plantas e produção de fitoterápicos e instalação de um jardim sensorial procurando atender pessoas com necessidades especiais, principalmente, os deficientes visuais.

O Grupo Sementes do Amanhã sempre tem buscado o aprimoramento no que se refere ao processo de desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências de seus membros sendo este processo constante de contraste e sucessivas aproximações à realidade com vistas a fornecer alternativas e oportunidades para os atores envolvidos.

Jardim Sensorial/CCAB

Universidade Federal do Cariri – campus Crato

Coordenadora: Claúdia Marco

E-mail: jardimsensorialufca@gmail.com