Com inscrições abertas até esta quinta-feira (16), o Prêmio Você Faz a Extensão vai premiar os melhores vídeos sobre extensão universitária produzidos por estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Para participar, o estudante precisa ser bolsista ou voluntário cadastrado em algum projeto ou programa vigente na Pró-reitoria de Extensão (Proex) e fazer sua inscrição no Forms (link para outra página), na categoria “Melhores Vídeos”, anexando o vídeo concorrente. Os autores dos dez melhores vídeos receberão prêmios que variam de R$ 500 a R$ 2 mil, a depender da colocação.

A terceira edição do Prêmio Você Faz a Extensão tem como tema: “Por um 2030 Sustentável”, uma referência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em cada vídeo, que deve ter entre 50 segundos e um minuto, no máximo, o estudante extensionista precisa estabelecer relação entre o tema da premiação e o projeto de extensão que desenvolve. Para isto, pode recorrer a depoimentos, animações, trilha sonora ou qualquer outro tipo de recurso audiovisual que torne a peça produzida interessante e criativa. Todos os participantes deverão enviar o arquivo do seu vídeo no ato da inscrição, em formato e regras definidos pelo Edital n° 05/2021 (link para uma nova página). Os produtores dos dez melhores serão premiados com R$ 2.000,00 (1º lugar), R$ 1.500,00 (2º lugar), R$ 1.000 (terceiro lugar), R$ 750,00 (quarto lugar) e R$ 500,00 (do 5º ao 10º lugar).

Os vídeos deferidos serão publicados no Instagram da Proex (link para uma nova página). Como serão publicados no Feed do Instagram, é recomendado que as imagens, se forem feitas pelo celular, sejam gravadas com o telefone na horizontal. A Proex realizou, recentemente, oficinas de produção e edição de vídeos, e de “Oratória” como forma de dar suporte tanto à produção dos vídeos quanto às apresentações orais. A Pró-Reitoria também produziu um Guia de Orientação para Elaboração de Conteúdos Audiovisuais. Os links das aulas e do guia, assim como a íntegra do edital e outras informações sobre o Prêmio estão disponíveis no site do Encontro de Extensão (XVII ENEX)..

Como fazer sua inscrição?

As inscrições deverão ser realizadas pelos estudantes exclusivamente pela internet, por meio da plataforma eletrônica Forms (link para outra página). Cada extensionista poderá inscrever-se uma única vez, por meio do seu e-mail institucional. No ato da inscrição, deve-se fazer upload do arquivo do vídeo em algum serviço de armazenamento na nuvem e inserir o link de download do vídeo no formulário de inscrição.

O vídeo deverá ser produzido em formato .mp4 ou .mov, renomeado com o título do vídeo inscrito (exemplo: TituloDoVídeo.mp4), com duração que pode variar entre 50 a 60 segundos (um minuto), não podendo exceder o limite máximo de um minuto. Recomenda-se que o arquivo tenha dimensões de 1080×1080 pixels. A técnica para criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros.

Critérios de avaliação

A escolha dos vídeos finalistas ocorrerá por três etapas: homologação, avaliação e apresentação oral da ação extensionista; Na primeira delas, serão observados se os vídeos atendem às especificações do Edital Nº 05/2021/PROEX. Na etapa seguinte, os conteúdos audiovisuais serão avaliados a partir de dois quesitos: interação com o conteúdo e quesito técnico. A avaliação da interação com o conteúdo se dará por meio da soma do número de curtidas e compartilhamentos em cada vídeo deferido e publicado na página do Instagram da Proex. Cada vídeo receberá nota de zero a dez, proporcional ao número de curtidas e compartilhamentos.

No quesito técnico, os vídeos receberão notas da comissão avaliadora que focará nos critérios: Apresentação da ação e da temática (2 pontos), no qual o extensionista deverá estabelecer relação entre a ação de extensão descrita e a temática do prêmio: “Por um 2030 sustentável”; Criatividade do roteiro (2 pontos), que observa o texto e as ferramentas usadas para transmiti-lo ao público da melhor forma; Edição (2 pontos), Atuação do(a) apresentador(a) (2 pontos), focado em elemento como dicção, clareza e objetividade de quem apresenta o vídeo; Participação de membros e/ou público externo (1 ponto), que membros podem ser bolsistas, coordenador, tutor e/ou voluntários, bem como do público envolvido pela ação, por meio de depoimentos, áudios ou fotos; Áudio e iluminação (1 ponto). totalizando 10 pontos.

Aos que passarem dessa etapa, haverá uma apresentação oral obrigatória com duração aproximada de dez minutos e máxima de 15 (quinze) minutos. As apresentações deverão ser preparadas em Microsoft PowerPoint – conforme modelo indicado pela Proex (contendo título da ação de extensão e identificação do estudante), podendo fazer uso de outros recursos audiovisuais, caso queira. A apresentação ocorrerá dia 22 de outubro, por meio da plataforma Google Meet, com link a ser divulgado pela Proex em seus canais oficiais de comunicação.

A comissão julgadora obedecerá seis critérios de avaliação destas: Cumprimento ao tempo de apresentação (1 ponto); Comunicabilidade (1 ponto); Metodologias utilizadas no desenvolvimento da ação em consonância com o público-alvo (2 pontos); Impacto da ação para formação do estudante extensionista (2 pontos); Descrição dos impactos para a comunidade (2 pontos); Relação do trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (link para outra página). Assim, também totalizando 10 pontos.

O resultado final será divulgado dia 22 de outubro, dentro da programação do XVII Encontro de Extensão (ENEX) os 10 (dez) estudantes extensionistas classificados na etapa da apresentação oral da categoria Melhores Vídeos, na ordem de ranqueamento, receberão os prêmios nos valores indicados no edital.